Exame Logo

Bush dá 48 horas para Saddam deixar o país

Em discurso transmitido pela TV às 22h00 (hora de Brasília), o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, deu 48 horas para o ditador iraquiano Saddam Hussein deixar o país com sua família, se quiser evitar um ataque americano. Bush desistiu de tentar passar uma nova resolução no Conselho de Segurança das Nações Unidas e […]

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 11h00.

Em discurso transmitido pela TV às 22h00 (hora de Brasília), o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, deu 48 horas para o ditador iraquiano Saddam Hussein deixar o país com sua família, se quiser evitar um ataque americano.

Bush desistiu de tentar passar uma nova resolução no Conselho de Segurança das Nações Unidas e invocou duas resoluções aprovadas pela ONU na época da primeira guerra do Golfo, em 1991, que autorizavam o uso da força militar contra o Iraque, caso o país se recusasse a aniquilar suas armas de destruição em massa.

Veja também

O presidente americano também fez um apelo para que o Exército iraquiano deixe as tropas americanas entrarem no país e tentou deixar claro que a guerra será contra Saddam e seus seguidores, não contra o povo iraquiano. As conseqüências de um ataque à revelia das Nações Unidas ainda são imprevisíveis para a segurança, política e economia do planeta.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Economia

Mais na Exame