Exame Logo

Bush anuncia fim das barreiras do aço

O governo americano eliminou as barreiras à importação de aço e derivados, consideradas ilegais pela Organização Mundial do Comércio (OMC) e motivo de ameaças de retaliação comercial por parte da União Européia e Japão. Como um afago à indústria siderúrgica local, porém, foi anunciado um sistema rígido de acompanhamento para verificar súbitos picos nas compras […]

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 11h16.

O governo americano eliminou as barreiras à importação de aço e derivados, consideradas ilegais pela Organização Mundial do Comércio (OMC) e motivo de ameaças de retaliação comercial por parte da União Européia e Japão. Como um afago à indústria siderúrgica local, porém, foi anunciado um sistema rígido de acompanhamento para verificar súbitos picos nas compras externas, que possam indicar competição desleal.

"As medidas de salvaguarda alcançaram seu propósito, e em decorrência de circunstâncias econômicas diferentes, é o momento de suspendê-las", afirmou o presidente George W. Bush em comunicado divulgado nesta quinta-feira (4/12).

Veja também

O discurso oficial é que o complexo siderúrgico em estados como Pensilvânia, Virgínia e Ohio já teve tempo de se modernizar, e não precisa mais de proteção pelo prazo de três anos previsto originalmente. As salvaguardas foram adotadas por Bush em março do ano passado, para durar até 2005, ou seja, meses depois das eleições presidenciais do final do ano que vem.

As importações americanas de aço recuaram 34% durante o ano passado, mas especialistas dizem que essa queda ocorreu em maior medida por causa da fraqueza do dólar e do apetite chinês pela commodity.

Segundo a versão online do Wall Street Journal, além das tarifas impostas por Bush em março de 2002, existem pesadas taxas, ainda em vigor, sobre mais de 150 produtos siderúrgicos de dezenas de países.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Economia

Mais na Exame