Economia

Brent sobe por previsões de maior demanda global

Operadores estavam otimistas com uma perspectiva forte sobre a demanda por óleo neste ano


	Petróleo: às 9h41, o Brent avançava 0,72 dólar, a 107,45 dólares por barril, enquanto os futuros do petróleo norte-americano subiam 0,51 dólar, a 95,48 dólares
 (Sérgio Moraes/Reuters)

Petróleo: às 9h41, o Brent avançava 0,72 dólar, a 107,45 dólares por barril, enquanto os futuros do petróleo norte-americano subiam 0,51 dólar, a 95,48 dólares (Sérgio Moraes/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de janeiro de 2014 às 09h29.

Londres - Os petróleo Brent operavam em alta nesta quarta-feira, com os operadores otimistas com uma perspectiva forte sobre a demanda por óleo neste ano devido à aceleração do crescimento econômico nos países industrializados.

Às 9h41 (horário de Brasília), o Brent avançava 0,72 dólar, a 107,45 dólares por barril, enquanto os futuros do petróleo norte-americano subiam 0,51 dólar, a 95,48 dólares.

"O primeiro relatório do mercado petrolífero do ano novo revelou um sentimento positivo, assim como todas as principais agências", segundo os analistas da JBC Energy, que também projetaram um crescimento da demanda em 1,16 milhão de barris por dia em 2014.

O Fundo Monetário Internacional (FMI) elevou as projeções de crescimento global pela primeira vez em quase dois anos nesta terça-feira em meio à demanda e aos estoques maiores nas economias avançadas, que alimentaram a expansão de mercados emergentes.

Mas o FMI alertou que as nações mais ricas ainda estão crescendo abaixo da capacidade total e acrescentou a possibilidade de deflação à longa lista de riscos que podem descarrilar a recuperação nascente.

A Agência Internacional de Energia (AIE) também previu um aumento da demanda global por petróleo, dizendo que a alta ocorrerá com mais rapidez neste ano à medida que o crescimento econômico acelera, superando o aumento da oferta mesmo que a produção de óleo de xisto nos Estados Unidos alcance máximas recordes.

Acompanhe tudo sobre:CommoditiesEnergiaPetróleoPreços

Mais de Economia

G20 se compromete a 'cooperar' para taxar grandes fortunas

Olimpíada de 2024 pode movimentar até 11 bilhões de euros, diz estudo

Aneel aciona bandeira verde e conta de luz deixará de ter cobrança extra em agosto

Governo prevê espaço extra de R$ 54,9 bi para gastos em 2025

Mais na Exame