Fazenda divulga estimativas para inflação e PIB enquanto governo negocia embarque do Centrão
Secretaria de Política Econômica detalhará os números por meio do 3º Boletim Macrofiscal. Volta de Lula de viagem internacional também deve acelerar negociações
Repórter especial de Macroeconomia
Publicado em 19 de julho de 2023 às 06h13.
A Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Fazenda divulga nesta quarta-feira, 19, o 3º Boletim Macrofiscal com as estimativas do governo para o Produto Interno Bruto (PIB) e para a inflação de 2023 e 2024.Também é esperado para o dia novidades sobre as negociações políticas para que Centrão embarque no governo, com a volta do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de viagem para a Bélgica. Novos anúncios de ministros podem ocorrer nos próximos dias.
Como mostrou a EXAME, Lula está convencido de que precisa abrir espaço no governo e atrair para a base parlamentar partidos do Centrão. Para isso, o chefe do Executivo já autorizou a entrega da Caixa, da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e do Ministério do Esporte para partidos como o PP e Republicanos.
O Ministério do Desenvolvimento Social também está na mira dos parlamentares de centro.
Segundo assessores do presidente ouvidos reservadamente pela EXAME, as negociações estão em curso e devem ser anunciadas formalmente nos próximos dias.
O início desse processo se deu na última semana, com a formalização do deputado Celso Sabino (União Brasil-PA) como ministro do Turismo.
Projeções do governo para a economia
O secretário de Política Econômica, Guilherme Mello, a subsecretária de Política Macroeconômica, Raquel Nadal e a subsecretária de Política Fiscal, Débora Freire, detalharão as projeções para a inflação e para o PIB em coletiva às 14h, que será transmitida pelo YouTube.
No último Boletim Macrofiscal, o Ministério da Fazenda estimou que a economia crescerá 1,9% em 2023 e 2,3% em 2024. Além disso, a equipe econômica projetou que o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) registraria alta de 5,58% neste ano e elevação de 3,63% no próximo.