Exame Logo

Brasil se comprometeu a revisar suspensão do leite, diz Uruguai

Segundo o vice-ministro de Pecuária uruguaio o país é um exportador de alimentos e precisa vender o leite que produz

Bandeira do Uruguai: suspensão das importações gerou "grande preocupação" ao país (Wavebreakmedia Ltd/Thinkstock)
E

EFE

Publicado em 18 de outubro de 2017 às 22h16.

Última atualização em 18 de outubro de 2017 às 22h18.

Montevidéu, 18 out (EFE).- O Brasil se comprometeu a revisar a suspensão da importação de leite uruguaio decretado neste mês, alegando que parte do leite que entra no vizinho vinha de outros países, informou nesta quarta-feira o vice-ministro de Pecuária, Agricultura e Pesca do Uruguai,Enzo Benech.

"As autoridades brasileiras se comprometeram conosco a revisar essa medida, a nos comunicar, e nós nos comprometemos a enviar informações adicionais para deixar claro que o Uruguai não triangula sua produção nacional", explicou Benech.

O vice-ministro deu as declarações após conversar ontem com o secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil, Luis Eduardo Rangel.

Essa conversa foi uma sequência do diálogo entre os presidentes do Uruguai, Tabaré Vázquez, e do Brasil, Michel Temer, por telefone na semana passada.

Benech disse também que a notícia da suspensão das importações gerou "grande preocupação no Uruguai" porque o país é um exportador de alimentos e precisa vender o leite que produz.

"Os dois países são parte de um tratado no Mercosul no qual há livre circulação de produtos. E, obviamente, o Brasil é um mercado histórico para o Uruguai", explicou Benech.

O vice-ministro disse que agora espera a revogação da medida ou que o governo do Brasil peça mais informações ao Uruguai.

"Mas, da nossa parte, cumprimos com os deveres que tínhamos", ressaltou. EFE

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Economia

Mais na Exame