Exame Logo

Brasil melhora, mas continua no top 10 dos países mais difíceis para negócios no mundo

País está na 7ª posição em lista de nações mais complexas para empresas, Grécia e França lideram ranking que analisou 79 locais

Brasil ficou em 7º lugar em lista de complexidade para fazer negócios (FG Trade/Getty Images)
Rafael Balago

Repórter de macroeconomia

Publicado em 29 de maio de 2024 às 09h00.

Última atualização em 29 de maio de 2024 às 12h05.

O Brasil melhorou de posição, mas ainda é um dos países mais complexos do mundo para fazer negócios aponta o relatório GBCI (Índice Global de Complexidade Corporativa), divulgado nesta terça, 29.

O estudo avaliou as condições em 79 países e juridições. Em 2022, o Brasil estava na 1ª posição na lista de locais onde é mais complexo fazer negócios. Em 2023, estava em terceiro. Neste ano, o país ficou em 7º lugar, tanto por ter melhorado quanto pela piora de outras nações. A lista atual é liderada por Grécia e França. Veja o top 10 ao final da reportagem.

Veja também

Carolina Secches, diretora no Brasil da Global Entity Management da TMF Group, entidade que produz o estudo, aponta que a mudança do Brasil no ranking se deve mais à piora dos outros países do que a melhoras próprias.

"O Brasil sempre foi um país complexo, mas temos observado um movimento significativo em direção à simplificação nos últimos anos. Esforços têm sido feitos para fomentar o investimento estrangeiro, com avanços importantes na regulamentação cambial e nas políticas tributárias", diz Secches.

"Embora ainda haja desafios, o ambiente regulatório tem se tornado menos complexo, criando um cenário mais favorável e previsível para investidores estrangeiros. Essas mudanças são cruciais para atrair capital e estimular o crescimento econômico sustentável no Brasil", prossegue.

A diretora comenta ainda que a Reforma Tributária, um dos principais esforços do Brasil para simplificar negócios, ainda deve demorar a trazer resultados práticos, já que a regulamentação está em debate e as mudanças reais só começam em 2026, se tudo ocorrer como esperado. "Ainda tem muita água para rolar até a definição final. Os impactos vão ser muito específicos em cada setor", diz.

Sobre os lideres do ranking de dificudade, Secches comenta que as leis trabalhistas mais fortes na Grécia e na França estão entre as razões para a dificuldade em fazer negócios ali. Veja abaixo as listas de páises mais e menos complexos para fazer negócios, segundo o TMF Global.

Os países mais complexos para fazer negócios:

1º Grécia
2º França
3º Colômbia
4º México
5º Bolívia
6º Turquia
7º Brasil
8º Itália
9º Peru
10º Cazaquistão

Os países e lugares mais fáceis para fazer negócios:

1º Ilhas Cayman
2º Curaçao
3º Dinamarca
4º Hong Kong
5º Nova Zelandia
6º Holanda
7º Reino Unido
8º Jersey
9º Ilhas Virgens Britânicas
10º Jamaica

Fonte: GBCI (Índice Global de Complexidade Corporativa).

Acompanhe tudo sobre:BurocraciaReforma tributária

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Economia

Mais na Exame