Economia

Brasil é a 14ª economia do mundo, segundo Banco Mundial

No ano passado, país ficou duas posições abaixo da conquistada em 2004, pelo critério da Receita Bruta Nacional

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h45.

O Brasil foi a 14ª maior economia do mundo em 2005, entre 208 países e regiões analisados pelo Banco Mundial. A Receita Bruta Nacional (RBN) brasileira somou 644,133 bilhões de dólares, 16,76% superior aos 551,649 bilhões no ano retrasado. O indicador abrange o Produto Interno Bruto e a receita obtida pelo país com rendas, lucros e salários oriundos do exterior. Apesar da evolução, o Brasil recuou duas posições no ranking das maiores economias, pois, em 2004, ocupava o 12º lugar.

O primeiro motivo do rebaixamento do país foi o avanço da Austrália, que era o 13º colocado em 2004. Outro fator foi a justaposição da China e da França na quinta colocação, no ano retrasado. Ambos os países apresentaram RBN de 1,9 trilhão de dólares em 2004 e ficaram atrás do Reino Unido, com 2 trilhões de dólares. Já no ano passado, a China desgarrou dos franceses e subiu para o quarto lugar, com receita bruta de 2,263 trilhões, deixando o Reino Unido em quinto, com 2,262 trilhões, e os franceses em sexto, com 2,177 trilhões.

As três primeiras posições não se alteraram. Os Estados Unidos seguem como a maior economia do planeta, com um RBN de 12,969 trilhões de dólares, ante os 12,2 trilhões do ano retrasado. Os japoneses vêm em seguida, com 4,988 trilhões de dólares. A Alemanha, em terceiro lugar, somou 2,852 trilhões em 2005.

Para evitar distorções decorrentes da flutuação cambial, a soma das riquezas e das rendas dos países listados é convertida ao dólar pelo método Atlas, baseado na média dos últimos três anos da cotação da moeda americana. Para o Banco Mundial, o RBN é o indicador mais adequado para comparar a economia dos países. A instituição o utiliza para classificar as nações em três categorias (baixa, média e alta renda), o que ajuda os técnicos do banco a avaliar a melhor opção de crédito para cada grupo de países.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Inflação de agosto desacelera e fica em -0,02%; IPCA acumulado de 12 meses cai para 4,24%

Por que o cenário de deflação na China vem preocupando o mercado?

Câmara aprova urgência para analisar renegociação da dívida dos estados

Câmara aprova urgência para projeto que define compensação à desoneração da folha