Acompanhe:

BNDES aprova antecipar pagamentos ao Tesouro em 20 anos

BNDES explicou que as amortizações serão mensais e constantes entre 2019 e 2040, bem como o pagamento de juros também será mensal

Modo escuro

Continua após a publicidade
BNDES: banco recebeu sucessivos aportes do Tesouro em anos recentes, que ultrapassaram 500 bi de reais, para ajudar a subsidiar investimentos (Nacho Doce/Reuters)

BNDES: banco recebeu sucessivos aportes do Tesouro em anos recentes, que ultrapassaram 500 bi de reais, para ajudar a subsidiar investimentos (Nacho Doce/Reuters)

P
Patricia Duarte, da Reuters

Publicado em 26 de julho de 2018 às, 18h32.

São Paulo - O Conselho de Administração do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou nesta quinta-feira a antecipação, em 20 anos, do pagamento da dívida do banco com o Tesouro, ao mesmo tempo em que também confirmou que cumprirá totalmente os desembolsos já programados para este ano.

Em nota, o BNDES explicou que as amortizações serão mensais e constantes entre 2019 e 2040, bem como o pagamento de juros também será mensal e, "diferentemente das condições anteriores, não existirá carência de juros". Com isso, a previsão de pagamento do BNDES à União em 2019 é da ordem de 26 bilhões de reais.

O BNDES recebeu sucessivos aportes do Tesouro em anos recentes, que ultrapassaram 500 bilhões de reais, para ajudar a subsidiar investimentos. Com os problemas fiscais enfrentados pelo país desde 2015, o governo tem negociado com o banco de fomento a antecipação desses pagamentos.

Para este ano, por exemplo, o volume de 130 bilhões de reais acertado será importante para que o governo cumpra a regra de ouro fiscal, que impede que o Tesouro emita dívida para pagar despesas correntes, como salários de servidores públicos.

Até agora neste ano, o BNDES já desembolsou 60 bilhões de reais e seu conselho também aprovou a devolução antecipada do restante de 70 bilhões de reais, que deverá ocorrer em agosto.

"Com os pré-pagamentos já efetivados desde dezembro de 2015 e a previsão de liquidação antecipada prevista para agosto, o BNDES terá liquidado antecipadamente aproximadamente 310 bilhões de reais de dívidas com a União", informou o banco.

O BNDES tentou negociar com o governo postergar a devolução dos 70 bilhões de reais acertados para este ano, argumentando que o forte lucro que o Banco Central terá neste ano por conta do câmbio poderia ajudar a cumprir a regra de ouro.

Mas o governo recusou o pedido e quer usar esse lucro da autoridade monetária, que no semestre passado foi de mais de 160 bilhões de reais, para ajudar a garantir o cumprimento da regra em 2019, como informou a Reuters mais cedo.

Últimas Notícias

Ver mais
Dívida pública federal sobe 2,25% em fevereiro, para R$ 6,595 tri, diz Tesouro
Economia

Dívida pública federal sobe 2,25% em fevereiro, para R$ 6,595 tri, diz Tesouro

Há 18 horas

Carga tributária bruta do governo geral cai para 32,44% do PIB em 2023
Economia

Carga tributária bruta do governo geral cai para 32,44% do PIB em 2023

Há 19 horas

Governo publica medida provisória que prorroga Desenrola até 20 de maio
Economia

Governo publica medida provisória que prorroga Desenrola até 20 de maio

Há um dia

Governo prorroga o programa Desenrola Brasil até 20 de maio
Economia

Governo prorroga o programa Desenrola Brasil até 20 de maio

Há um dia

Continua após a publicidade
icon

Branded contents

Ver mais

Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions

Exame.com

Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.

Leia mais