EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 9 de outubro de 2008 às 11h24.
Depois de dois anos de penúria, os valores da Forbes 400, a edição da revista americana de negócios que reúne as 400 personalidades mais ricas dos Estados unidos, voltaram a crescer. Juntas, as fortunas dos 400 mais ricos que apareceram nessa 21º edição da publicação somaram 955 bilhões de dólares, um crescimento de 10% em relação à revista de 2002.
No ponto mais alto do ranking está Bill Gates, que ocupou a posição pela primeira vez há dez anos e não desceu mais. Nessa última edição, o patrimônio do pai da Microsoft bateu na casa dos 46 bilhões de dólares. Bem menos de que possuía em 1999, ano de glória da internet, quando seu pecúlio, em grande parte atrelado a ações da Microsoft, chegou a valer 85 bilhões de dólares.
Ainda assim, Gates está muitos milhões à frente dos outros membros do ranking da Forbes. O segundo homem mais rico da América, o megainvestidor Warren Buffet, aparece na Forbes com 36 bilhões de dólares. Já Larry Ellison, da Oracle, o rival declarado de Gates no mercado de tecnologia, tem ainda menos chances de destroná-lo. Ele é apenas o 9º homem mais rico do país com uma fortuna de 18 bilhões de dólares.