Exame Logo

BCs podem apenas ganhar tempo, diz chefe do BIS a jornal

Sair de uma postura frouxa tarde demais pode ser arriscado, disse o diretor-geral do Banco de Compensações Internacionais

Euro: riscos ligados à normalização da política tarde demais não são tão discutidos (Daniel Roland/AFP)
DR

Da Redação

Publicado em 22 de agosto de 2014 às 09h26.

Frankfurt - A política monetária pode apenas ganhar tempo para lidar com problemas estruturais em uma economia, e sair de uma postura frouxa tarde demais pode ser arriscado, disse o diretor-geral do Banco de Compensações Internacionais (BIS, na sigla em inglês), Jaime Caruana, em um aceno ao Banco Central Europeu ( BCE ).

Caruana disse ao jornal alemão Frankfurter Allgemeine Zeitung que não espera ver a deflação se instalar na Europa e que as expectativas de inflação estão bem ancoradas.

Veja também

"Com problemas estruturais, a política monetária pode apenas ganhar tempo", disse ele em entrevista publicada na edição desta sexta-feira.

"Depois de sete anos com taxas de juros muito baixas, é realmente possível se perguntar se estes não são problemas estruturais, que não podem ser enfrentados com taxas de juros baixas". O BCE cortou as taxas de juros para mínimas recordes, lançou uma série de medidas para injetar dinheiro na economia da zona do euro e prometeu fazer mais se necessário para combater o risco da deflação.

Caruana disse que, embora existam riscos associados à normalização da política monetária cedo demais, os riscos ligados à normalização da política tarde demais não são tão discutidos. "Quanto mais o tempo passa, menos eficaz será a política monetária", disse ele. "E os efeitos colaterais aumentam. Estas são em parte distorções na economia real, e em parte riscos potenciais à estabilidade financeira".

Acompanhe tudo sobre:BCEPolítica monetáriaZona do Euro

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Economia

Mais na Exame