Economia

BC: taxas de juros continuam subindo em fevereiro

Brasília - As taxas de juros continuam subindo em fevereiro. Levantamento preliminar divulgado hoje pelo Banco Central (BC) mostra que o juro médio dos empréstimos realizados com recursos livres subiu 0,3 ponto porcentual na comparação com janeiro, para 35,4% ao ano, em 10 de fevereiro. A alta é liderada pelas operações com pessoa física, cuja […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h43.

Brasília - As taxas de juros continuam subindo em fevereiro. Levantamento preliminar divulgado hoje pelo Banco Central (BC) mostra que o juro médio dos empréstimos realizados com recursos livres subiu 0,3 ponto porcentual na comparação com janeiro, para 35,4% ao ano, em 10 de fevereiro. A alta é liderada pelas operações com pessoa física, cuja taxa avançou 0,4 ponto, para 43,4% ao ano. Nos empréstimos para empresas, o juro avançou 0,2 ponto, para 26,7% ao ano.

Exatamente como ocorreu em janeiro, as taxas de juros têm subido exclusivamente por conta do aumento dos spreads bancários, que são a diferença entre a taxa de captação e o juro cobrado pelos bancos nos empréstimos. Até o dia 10 de fevereiro, essa margem subiu, na média, 0,3 ponto porcentual, exatamente o mesmo aumento da taxa de juro, para 25,4 pontos.

Nas operações para pessoas jurídicas, o spread avançou 0,2 ponto porcentual, para 17,7 pontos. Nos financiamentos para as pessoas físicas, a margem do banco subiu 0,4 ponto, para 32,2 pontos. Nos dois segmentos, o aumento do spread ocorreu exatamente na mesma proporção da taxa de juro, o que indica estabilidade nas taxas de captação.

Em termos de volume, o saldo geral das operações de crédito com recursos livres avançou 1,6% em fevereiro até o dia 10. Para as empresas, houve expansão de 1,3% e, nas transações para pessoas físicas, aumento de 2%.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Vendas no comércio crescem 0,6% em julho

"Economia vai crescer mais de 3% e agora precisamos controlar dívida interna", diz Haddad

Haddad reafirma compromisso com déficit zero e diz que vai rever receita de 2024 com o Carf

Haddad diz que governo deve propor taxação de big techs ainda neste ano