BC reconhece em ata resistência da inflação em ceder

A ata do Copom ressaltou que a inflação ainda mostra resistência "ligeiramente acima da que se antecipava"

Brasília - Como antecipou o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, ao comentar o resultado do IPCA de 2013 acima das expectativas - fazendo-o descumprir a promessa de que a inflação deste ano (5,91%) ficaria menor do que a de 2012 (5,84%) -, a ata do Comitê de Política Monetária (Copom) ressaltou que a inflação ainda mostra resistência "ligeiramente acima da que se antecipava".

"O Copom pondera que a elevada variação dos índices de preços ao consumidor nos últimos doze meses contribui para que a inflação ainda mostre resistência, que, a propósito, tem se mostrado ligeiramente acima daquela que se antecipava."

O documento salientou também que, nesse contexto, inserem-se os mecanismos formais e informais de indexação e a percepção dos agentes econômicos sobre a dinâmica da inflação.

"Tendo em vista os danos que a persistência desse processo causaria à tomada de decisões sobre consumo e investimentos, na visão do Comitê, faz-se necessário que, com a devida tempestividade, o mesmo seja revertido", escreveram os diretores do BC.

"Dessa forma, o Copom entende ser apropriada a continuidade do ritmo de ajuste das condições monetárias ora em curso", continuaram.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.