Economia

BC faz cartilha para explicar o mercado aberto e a dívida pública

O dólar subiu e a dívida mobiliária federal interna também. Com a alta da cotação da moeda norte americama, os títulos públicos indexados ao dólar ficam mais valorizados, porém também elevam sua porção da dívida. Esse movimento constante do último mês no mercado financeiro, levando o governo a colocar e resgatar títulos, elevou o estoque […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h38.

O dólar subiu e a dívida mobiliária federal interna também. Com a alta da cotação da moeda norte americama, os títulos públicos indexados ao dólar ficam mais valorizados, porém também elevam sua porção da dívida.

Esse movimento constante do último mês no mercado financeiro, levando o governo a colocar e resgatar títulos, elevou o estoque da dívida em 20,65 bilhões de reais, para 674,4 bilhões de reais, de acordo com o relatório divulgado conjuntamente pela Secretaria do Tesouro Nacional e pelo Banco Central (BC) na quarta-feira desta semana.

O efeito cambial sobre a dívida seria ainda maior caso o governo não tivesse feito um resgate líquido de títulos públicos (resgate maior que emissão) no valor de 18,558 bilhões de reais no mês.

Já que todas essas operações viraram commodities, o BC resolveu divulgar uma espécie de "cartilha" sobre Dívida pública mobiliaria e mercado aberto e Perguntas mais freqüentes sobre dívida pública no Brasil. Para entender o movimento do mercado que virou o "talk of the town", clique ao lado e veja os arquivos.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Boletim Focus: mercado eleva projeção do IPCA de 2024 pela 7ª semana consecutiva

Em 4 anos, rotas de integração vão ligar Brasil à Ásia, prevê Tebet

Anatel poderá retirar do ar sites de e-commerce por venda de celulares irregulares

Carteira assinada avança, e número de trabalhadores por conta própria com CNPJ recua

Mais na Exame