Economia

BC alemão diz que economia do país vai se recuperar em breve

Dados mostraram que a potência europeia sofreu contração no quarto trimestre, e pode ser um pilar mais fraco de apoio para o restante do bloco monetário


	Presidente do Bundesbank alemão, Jens Weidmann: governo alemão reduziu sua estimativa de crescimento para este ano a 0,4%, ante 1,0% anteriormente
 (Sean Gallup/Getty Images)

Presidente do Bundesbank alemão, Jens Weidmann: governo alemão reduziu sua estimativa de crescimento para este ano a 0,4%, ante 1,0% anteriormente (Sean Gallup/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de janeiro de 2013 às 11h14.

Frankfurt - A turbulência econômica da Alemanha deve ser de curta duração, disse o Bundesbank, banco central do país, nesta segunda-feira, acrescentando que a maior economia da zona do euro já bateu no menor nível da atividade.

Dados na semana passada mostraram que a potência econômica europeia sofreu contração no quarto trimestre, e pode ser um pilar mais fraco de apoio para o restante do bloco monetário, onde muitos países estão mergulhados em recessão.

O governo alemão reduziu sua estimativa de crescimento para este ano a 0,4 por cento, ante 1,0 por cento anteriormente.

Mas a estimativa anterior do Bundesbank em dezembro sugeria que o PIB cresceria mais --0,7 por cento neste ano-- e que não haveria uma desaceleração prolongada.

No relatório mensal de janeiro, o BC alemão usou linguagem similar, afirmando que as perspectivas para o início do ano já haviam melhorado com a confiança empresarial se destacando, especialmente para oportunidades de exportação.

"O mercado de trabalho estável e as perspectivas de aumento no emprego indicam que o ciclo de enfraquecimento não vai durar muito", afirmou o banco central alemão, acrescentando que o primeiro trimestre de 2013 já mostra sinais de recuperação.

Na semana passada, o escritório de estatísticas alemão disse que a maior economia da zona do euro havia encolhido 0,5 por cento no quarto trimestre de 2012.

Acompanhe tudo sobre:AlemanhaCrise econômicaEuropaPaíses ricos

Mais de Economia

Corte anunciado por Haddad é suficiente para cumprir meta fiscal? Economistas avaliam

Qual é a diferença entre bloqueio e contingenciamento de recursos do Orçamento? Entenda

Haddad anuncia corte de R$ 15 bilhões no Orçamento de 2024 para cumprir arcabouço e meta fiscal

Mais na Exame