Economia

Banco Mundial dobra ajuda de emergência às Filipinas

A instituição vai desbloquear 480 milhões de dólares, que se somarão aos 500 milhões que já foram anunciados no início da semana

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de novembro de 2013 às 14h33.

Priorizar nos meus resultados Google

Washington - O Banco Mundial anunciou nesta sexta-feira que dobrou sua ajuda de emergência para as Filipinas, arquipélago duramente atingido pelo tufão Haiyan, e a elevou a quase 1 bilhão de dólares.

A instituição vai desbloquear 480 milhões de dólares, que se somarão aos 500 milhões que já foram anunciados no início da semana, ante a catástrofe que deixou mais de 5.200 mortos no arquipélago há duas semanas, segundo um comunicado.

"Levando-se em conta a amplitude das necessidades, as operações de auxílio, de restabelecimento e de reconstrução levarão tempo", explicou o presidente do Banco Mundial, Jim Yong Kim, prometendo o apoio de sua entidade "pelo tempo que for necessário".

Os novos fundos devem permitir financiar imediatamente infraestruturas locais como estradas, escolas e clínicas, declarou o comunicado.

Sem contar com esta nova contribuição do Banco Mundial, as Filipinas receberam até agora de instituições multilaterais 1 bilhão de dólares em ajuda de emergência.

As Nações Unidas, por sua vez, lançaram um apelo aos seus países-membros para arrecadar 301 milhões de dólares.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaDesastres naturaisFilipinasBanco Mundial

Mais de Economia

Após queda da Bolsa, Durigan promete medida para reforçar meta fiscal

A eleição acabou. O que falta ser feito na reforma tributária?

Lula x Flávio Bolsonaro: o que cada um propõe para a relação com os EUA e o tarifaço

Diesel pode ter reajuste de 50% pela Petrobras após eleições, avalia Goldman Sachs