Economia

Balança comercial do agronegócio tem superávit recorde

A balança comercial do setor agropecuário alcançou superávit recorde no primeiro trimestre do ano. Segundo levantamento divulgado nesta quarta-feira (16/04) pela Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária (CNA), o resultado comercial no período foi de 4,58 bilhões de dólares: crescimento de 38,7% em comparação com o superávit de igual período do ano passado. De janeiro […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h55.

A balança comercial do setor agropecuário alcançou superávit recorde no primeiro trimestre do ano. Segundo levantamento divulgado nesta quarta-feira (16/04) pela Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária (CNA), o resultado comercial no período foi de 4,58 bilhões de dólares: crescimento de 38,7% em comparação com o superávit de igual período do ano passado. De janeiro a março de 2002, a balança comercial do agronegócio teve saldo positivo de 3,3 bilhões de dólares.

A CNA atribuiu o desempenho do período à combinação do forte aumento das exportações com a quase estagnação dos gastos com a importação de produtos agropecuários. As exportações atingiram a marca de 5,74 bilhões de dólares entre janeiro e março: alta de 29% na comparação à igual período de 2002. O destaque ficou com o complexo soja: as vendas chegaram a 1,03 bilhão de dólares, aumento de 94,6% em relação as exportações de 529,7 milhões do primeiro trimestre do ano passado.

Na avaliação da CNA, tal desempenho da soja se deve a uma associação de fatores. Primeiro, pesou o aumento da produção, que deve chegar a 49,6 milhões de toneladas, ou 18,3% a mais que na safra anterior. Em segundo lugar houve a recuperação dos preços internacionais do produto, referenciados em moeda estrangeira, que saltaram de 173 dólares por tonelada, no final do primeiro trimestre do ano passado, para 207 dólares em 2003. Por fim, contribuiu também a situação do câmbio. A cotação do dólar encerrou o período em 3,35 reais, contra 2,32 reais, em 28 de março de 2002.

As importações, por sua vez, somaram 1,16 bilhão de dólares, contra 1,14 bilhão, crescimento de 1,9%. Essa elevação ocorreu principalmente devido ao aumento dos preços internacionais do trigo, além do crescimento de importações do produto.

O PIB agrícola

Todos os setores do agronegócio brasileiro começaram 2003 apresentando forte tendência de crescimento, na comparação com os resultados acumulados em 2002. Em janeiro, o Produto Interno Bruto (PIB) da agricultura apresentou crescimento de 1,84% e o PIB da pecuária, 0,23%. No balanço geral, o agronegócio nacional (que engloba pecuária, agricultura, os setores de insumos, da agroindústria e de distribuição) encerrou janeiro em crescimento de 0,89% na comparação com o saldo acumulado de 2002.

O setor projeta que, seguida essa tendência, o agronegócio encerrará o ano com PIB de 428,08 bilhões de reais, frente aos 424,32 bilhões de reais do ano passado. O PIB da agricultura, conforme estimado pela CNA, saltará de 72,72 bilhões de reais em 2002, para 74,06 bilhões de reais neste ano. O setor de pecuária deverá ter o PIB ampliado de 53,07 bilhões para 53,20 bilhões de reais. Os dados sobre o PIB são resultado de trabalho realizado pelo Departamento Econômico (Decon) da CNA em parceria com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da Universidade de São Paulo (Cepea/USP).

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega

Reforma tributária beneficia indústria, mas exceções e Custo Brasil limitam impacto, avalia o setor