Economia

Avião da Air France que decolou do Rio está desaparecido

Airbus com 216 passageiros e 12 tripulantes a bordo sumiu dos radares por volta das 23h nas proximidades de Fernando de Noronha

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de junho de 2009 às 16h32.

Um avião Airbus 330-200 da companhia aérea francesa Air France que decolou do Rio de Janeiro com destino a Paris desapareceu dos radares franceses quando sobrevoava o Oceano Atlântico. A Air France informou à agência AP que a aeronave enviou uma mensagem de curto-circuito às 23h14 de Brasília, após ter atravessado uma forte turbulência. Há também a possibilidade de o avião ter sido atingido por um raio.

A aeronave, que tem a bordo 216 passageiros e 12 tripulantes, partiu do Aeroporto Internacional Tom Jobim, Rio de Janeiro, às 19h deste domingo e deveria ter chegado a Paris às 6h15 desta segunda-feira (horário de Brasília). Entre os passageiros há 126 homens, 82 mulheres, 7 crianças e um bebê. Controladores de voo do aeroporto Charles De Gaulle perderam contato com o avião por volta das 23h (horário de Brasília).

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou que 52 brasileiros - 51 passageiros e um tripulante - estavam a bordo do Airbus. Segundo comunicado oficial divulgado pela companhia aérea Air France, o total de brasileiros chega a 58 por causa da inclusão de passageiros com dupla nacionalidade. A maioria dos passageiros era francesa (61).

Entre os ocupantes da aeronave estavam três funcionários da fabricante de pneus Michelin: o presidente da empresa na América do Sul, Luis Roberto Anastácio, o diretor Antonio Gueiros e uma funcionária da sede na França Christine Pieraerts.

Outro passageiro era o príncipe Pedro Luis de Orleans e Bragança, de 26 anos, herdeiro da família real brasileira. O chefe de gabinete da prefeitura do Rio de Janeiro, Marcelo Parente, também estava no Airbus A330, acompanhado da mulher.

A Força Aérea Brasileira (FAB) é responsável pelas buscas. "Duas aeronaves estão realizando as buscas a partir de Fernando de Noronha no oceano Atlântico", afirmou o tenente-coronel Henry Wilson à Reuters. na região próxima ao arquipélago de Fernando de Noronha, onde o avião desapareceu dos radares.

A FAB informou que o último contato com autoridades brasileiras do avião da Air France que desapareceu depois de decolar do Rio de Janeiro foi feito por rádio às 22h33 (hora de Brasília).

"Já tinha passado por (Fernando de) Noronha às 22h33. Uma hora depois o avião teria que fazer contato por rádio novamente e nesse momento não fez esse contato", disse a assessoria da FAB à Reuters. "Em função disso entramos em contato com a Ilha do Sal (Cabo Verde). A aeronave também não fez nenhum tipo de contato com eles e nem apareceu no radar."

O presidente da França, Nicolas Sarkozy, disse que está "extremamente preocupado" e enviou ministros ao aeroporto para monitorar a situação.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega

Reforma tributária beneficia indústria, mas exceções e Custo Brasil limitam impacto, avalia o setor