As 10 maiores reservas nacionais de petróleo do mundo
Sete dos países no topo do ranking estão na região de conflitos políticos do mundo árabe e do Oriente Médio
Da Redação
Publicado em 9 de janeiro de 2014 às 17h51.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 16h36.
São Paulo - Além das complexas questões políticas por trás da série de revoltas em países do mundo árabe e do Oriente Médio, alguns aspectos econômicos ajudam a explicar o por quê da tensão que se espalhou pelo mundo desde que os conflitos começaram. Um dos principais é o fato de que praticamente 80% das reservas mundiais de petróleo estão sob controle dos países da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP). E dos 12 países membros da OPEP, sete são árabes e há ainda o Irã, importante país do Oriente Médio. Segundo informações da própria organização, os países membros têm reservas equivalentes a 1,06 trilhão de barris de petróleo. Dos 10 países com as maiores reservas de petróleo no mundo, seis estão localizados na região dos conflitos. Dentre eles, a Líbia, que tem hoje a situação política mais delicada. Há mais de uma semana a população tem saídos às ruas para exigir a renúncia do ditador Muammar Kadafi. As manifestações da oposição têm sido duramente reprimidas pelo líder do país, dando origem a conflitos sangrentos. A Líbia detém 4,4% das reservas da OPEP, com 46,4 bilhões de barris de petróleo. A instabilidade na região tem impacto direto no preço do petróleo no mundo todo. À medida que a violência na Líbia aumenta, analistas preveem cotações cada vez maiores para o preço do barril nos mercados. Chegou-se a falar que o valor do petróleo pode chegar a níveis tão elevados que são comparáveis ao período da Guerra do Golfo, nos anos 1980. Além da Líbia, Arábia Saudita, Iraque, Irã, Kuwait e os Emirados Árabes Unidos estão entre os países na linha do rastilho de pólvora responsável pelas explosões de revoltas no mundo árabe. Todos eles figuram entre os principais produtores e exportadores de petróleo. Veja nos slides abaixo quais são os países com as maiores reservas do mundo. Atualmente o Brasil tem uma reserva de aproximadamente 14 bilhões de barris. Considerando as estimativas de que o petróleo da camada pré-sal elevará esta quantidade para aproximadamente 28 bilhões, o país pode chegar à 12ª posição no ranking, ultrapassando os Estados Unidos (19,1 bilhões de barris) e o Catar (25,38 bilhões).
São Paulo - A Arábia Saudita é o país com a maior reserva de petróleo do mundo, segundo os dados mais recentes da OPEP, de 2009. O país detém 25% de todas as reservas do cartel de exportadores da commoditie. Esta quantidade equivale a aproximadamente 264 bilhões de barris de petróleo. A foto mostra uma delegação saudita em conferência da OPEP.
São Paulo - Com 97,8 bilhões de barris de petróleo em seu território, os Emirados Árabes aparecem como os detentores da sétima maior reserva do mundo. Segundo informações da OPEP, a confederação controla 9,2% do petróleo da OPEP.
São Paulo - O Cazaquistão, país que não faz parte da OPEP, tem a nona maior reserva nacional de petróleo do mundo. No território do país estão cerca de 30 bilhões de barris da commoditie. Esta quantidade equivale a cerca de 10% do petróleo controlado por países que não são membros do cartel. Na foto, uma refinaria de petróleo no Cazaquistão.
Mais lidas
Mais de Economia
Em vídeo irônico nas redes, BC desmente taxação de Pix e alerta sobre golpesPix: entenda a crise que levou o governo a revogar norma da Receita sobre movimentações financeirasGoverno editará MP para garantir que Pix não será taxado e proibir cobranças diferentes de dinheiroGoverno revoga novas regras de monitoramento da Receita em meio a desinformação sobre taxação do Pix