Economia

Após aprovação do Comitê, Magda Chambriard pode ser nomeada presidente da Petrobras nesta sexta

A próxima etapa é a reunião do Conselho de Administração. Se confirmada, Magda substituirá Jean Paul Prates no comando da companhia

Se confirmada no Conselho de Administração, Magda substituirá Jean Paul Prates no comando da Petrobras (Tânia Rêgo/Agência Brasil)

Se confirmada no Conselho de Administração, Magda substituirá Jean Paul Prates no comando da Petrobras (Tânia Rêgo/Agência Brasil)

Publicado em 23 de maio de 2024 às 07h09.

Tudo sobreMagda Chambriard
Saiba mais

O Comitê de Pessoas da Petrobras confirmou, na noite de ontem, a aprovação de Magda Chambriard à presidência da estatal. Com a aprovação, a próxima etapa para a conclusão do processo de admissão é o aval do Conselho de Administração, que se reúne nesta sexta-feira, 24. “Uma vez nomeada, Magda servirá no Conselho até a primeira Assembleia Geral que vier a ocorrer, não sendo necessária a convocação de Assembleia de Acionistas para esse fim”, diz o comunicado divulgado pela companhia.

Seguindo a tradição, o nome de Magda deve também ser validado na Assembleia de Acionistas. Ainda segundo a Petrobras, isso pode acontecer na próxima Assembleia-Geral prevista no calendário, sem que seja necessário convocar sessão extraordinária.

Com a demissão de Jean Paul Prates, quem ocupa a presidência interina da Petrobras é Clarice Coppetti, diretora executiva de Assuntos. Magda foi indicada pelo presidente Lula na semana passada.

Ex-funcionária da estatal e ex-diretora geral da Agência Nacional de Petróleo (ANP), ela foi indicada para comandar a empresa no lugar de Jean Paul Prates, demitido por Lula na semana passada. A chegada dela marca o sexto mandato de um presidente da Petrobras em pouco mais de três anos. Na época do governo de Jair Bolsonaro, havia uma tentativa de combater o aumento do preço dos combustíveis. Agora, o pano de fundo é outro: a gestão financeira da estatal, que deixou de pagar os dividendos extraordinários no último balanço.

yt thumbnail
Acompanhe tudo sobre:PetrobrasMagda Chambriard

Mais de Economia

Coalizão com 27 frentes parlamentares pede a Pacheco devolução de MP que compensa desoneração

Líderes afirmam que taxação de compras de até US$ 50 retorna à Câmara semana que vem

Vale estuda elevar a 25% teor de biodiesel na mistura com o diesel para caminhões

Governo anuncia 2 parcelas do salário mínimo para trabalhadores no Rio Grande do Sul

Mais na Exame