Economia

3 motivos para investir no exterior

Saiba por que é importante diversificar o portfólio em um mundo globalizado e com possibilidade de acesso a mercados internacionais de maneira simples

Importância da diversificação: O mercado brasileiro corresponde a menos de 1% do mercado global, então concentrar todo o seu investimento aqui significa deixar de lado 99% das oportunidades.

Importância da diversificação: O mercado brasileiro corresponde a menos de 1% do mercado global, então concentrar todo o seu investimento aqui significa deixar de lado 99% das oportunidades.

EXAME Solutions
EXAME Solutions

EXAME Solutions

Publicado em 6 de maio de 2024 às 14h00.

Última atualização em 7 de maio de 2024 às 16h04.

Hoje em dia, embora seja fácil encontrar informações sobre qualquer tema, nem sempre conseguimos identificar o que é mais adequado às nossas necessidades. Esse desafio é ainda maior quando o assunto é investimento, onde é preciso ter cuidado para proteger o nosso patrimônio.

Quando se trata de investir no exterior, as dúvidas são ainda mais comuns. Com a ajuda de Danilo Igliori, economista-chefe da Nomad, destacaremos três motivos para ter ativos internacionais na sua carteira, proporcionando não apenas diversificação, mas também potencial de melhoria das suas finanças.

Veja a seguir:

Diversificação de carteira e proteção

Investir em mercados estrangeiros permite diversificar seus investimentos além das fronteiras nacionais. Isso pode ajudar a reduzir o risco da sua carteira, já que diferentes regiões podem ser afetadas de maneiras distintas por eventos econômicos, políticos e sociais. É importante destacar que os títulos do Tesouro dos Estados Unidos são reconhecidos como os mais seguros do mundo.

Acesso a oportunidades de crescimento

Muitas vezes, os mercados internacionais oferecem oportunidades de investimento em setores e indústrias que podem não estar disponíveis em seu país de origem. Por exemplo, nos Estados Unidos, é possível acessar as maiores e mais inovadoras empresas do planeta, enquanto setores de tecnologia de ponta são mais escassos no Brasil. 

O mercado brasileiro corresponde a menos de 1% do mercado global, então concentrar todo o seu investimento aqui significa deixar de lado 99% das oportunidades.

Proteção contra riscos cambiais

 Investir em ativos estrangeiros pode servir como proteção contra flutuações cambiais. Se o real se desvalorizar em relação a outras moedas, seus investimentos em dólar podem ajudar a compensar parte desse impacto negativo, proporcionando uma proteção adicional para sua carteira. 

O dólar é a moeda para onde o fluxo financeiro tende a ir em momentos de grande volatilidade, então a proteção também funciona para oscilações do mercado.

Acompanhe tudo sobre:Investir Nomadbranded-content

Mais de Economia

TCU aprova contas do governo Lula em 2023, mas aponta distorções de R$ 20 bi

BNDES suspende pagamento de empréstimos do Aeroporto Salgado Filho, no RS, por 12 meses

Lula: há possibilidade de fundo saudita investir em vários setores no Brasil

Presidente da Petrobras afirma que Lula demandou que empresa apoie o desenvolvimento do país

Mais na Exame