Exame.com
Continua após a publicidade

Como virar um membro da elite

Recentemente, foi publicado pela CNC (Confederação Nacional do Comércio) o estudo do perfil de endividamento das famílias brasileiras para o ano de 2013, que é a média das Pesquisas de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), que são realizadas mensalmente e medem o nível de endividamento das famílias brasileiras. Resultado: Em 2013, 62,5% das famílias brasileiras tinham algum tipo de dívida. Para fins de comparação, o mesmo indicador em 2012 […] Leia mais

V
Você e o Dinheiro

Publicado em 15 de janeiro de 2014 às, 11h21.

Última atualização em 24 de fevereiro de 2017 às, 08h39.

Recentemente, foi publicado pela CNC (Confederação Nacional do Comércio) o estudo do perfil de endividamento das famílias brasileiras para o ano de 2013, que é a média das Pesquisas de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), que são realizadas mensalmente e medem o nível de endividamento das famílias brasileiras.

Resultado: Em 2013, 62,5% das famílias brasileiras tinham algum tipo de dívida. Para fins de comparação, o mesmo indicador em 2012 foi 58,3% e, em 2011, 62,2%.

O principal tipo de dívida é o rotativo do cartão de crédito, presente em 75,2% das famílias pesquisadas.

Fazendo a conta por diferença, vemos que 37,5% das famílias brasileiras NÃO têm dívidas – uma minoria. Podemos dizer que, hoje, a verdadeira “elite” brasileira é composta pela minoria que tem a confortável situação de não dever nada para ninguém.

Estamos falando apenas das famílias sem dívidas, de uma forma geral. Se considerarmos apenas as famílias que têm alguma sobra de dinheiro, na forma de poupança ou investimento, o número será ainda menor. Já nem estamos mais falando de elite, mas de uma “aristocracia”.

Aparentemente, nunca foi tão fácil (perdoem a ironia) fazer parte da “elite” no Brasil. Não é mais preciso morar em bairros chiques, dirigir carros importados ou frequentar escolas de ponta. Basta simplesmente “não ter dívidas” e, pronto, você já é membro de uma minoria privilegiada.