Valores na prática
As pessoas buscam trabalhar em empresas que tenham um propósito claro, e que, em seus valores, mostrem na prática o que acreditam, com ação e emoção.
Publicado em 15 de dezembro de 2017 às, 07h35.
Última atualização em 15 de dezembro de 2017 às, 07h35.
O que te faz “vestir a camisa da empresa” e acordar disposto a encarar mais um dia de trabalho todas as manhãs? No livro Propósito, Joey Reiman trata do tema que acredito ser a chave para a felicidade no trabalho e, consequentemente, para o sucesso de uma organização.
Segundo Reiman, “o propósito impulsiona tudo o que fazemos. Transforma perguntas em ações, ideias em fatos e empregos em vocações. O propósito é emoção em movimento, fé à enésima potência, é a razão para marchar ao trabalho pela manhã. Uma vez encontrado, sua força é incomparável”.
As pessoas buscam trabalhar em empresas que tenham um propósito claro, e que, em seus valores, mostrem na prática o que acreditam, com ação e emoção.
Valores na prática
O conjunto formado por Missão, Visão e Valores representa a identidade organizacional e vai além de bonitas frases criadas em reuniões de planejamento estratégico. No entanto, só funciona se realmente for aplicado – e não ficar apenas no papel - e quando uma empresa está realmente disposta a executar o seu propósito.
Eu acredito que tenho o privilégio de trabalhar em uma empresa cujo propósito é fantástico, mas que, principalmente, vive diariamente os seus valores.
Para deixar de ser clichê e não ficar apenas no discurso, prezo por lugares que fazem com que valores como Ética, Comprometimento, Orientação à Excelência, Auto superação, Trabalho em Equipe e Humildade deixem de ser um quadro na parede para pulsarem em cada ação, em cada dia de trabalho, em cada objetivo alcançado. Para realmente dar resultados, os valores devem estar realmente conectados à realidade e ser traduzidos na prática.
Pense nisso!
* Fernando Mantovani é diretor geral da Robert Half