Exame.com
Continua após a publicidade

Salário: não olhe apenas os números

Fizemos uma nova pesquisa com profissionais de RH sobre salários e olhando os resultados achei que era bom abordar o tema aqui. Salário é claramente um dos assuntos que mais desperta a atenção e por motivos óbvios. As empresas estão mais propensas a negociar o salário com ótimos candidatos (veja o infográfico abaixo). Isso porque elas estão precisando contratar e contratar pessoas realmente boas, que façam a diferença e isso […] Leia mais

RH_negociacaodesalarios_1
RH_negociacaodesalarios_1
F
Fernando Mantovani — Sua Carreira, Sua Gestão

Publicado em 26 de novembro de 2012 às, 14h04.

Última atualização em 24 de fevereiro de 2017 às, 09h14.

Fizemos uma nova pesquisa com profissionais de RH sobre salários e olhando os resultados achei que era bom abordar o tema aqui. Salário é claramente um dos assuntos que mais desperta a atenção e por motivos óbvios.

As empresas estão mais propensas a negociar o salário com ótimos candidatos (veja o infográfico abaixo). Isso porque elas estão precisando contratar e contratar pessoas realmente boas, que façam a diferença e isso está tão difícil hoje em dia que quando encontraram topam uma negociação um pouco maior.

Mas o que eu gostaria de deixar aqui para vocês é: não bata o martelo só por conta de um salário bem maior, que te enche os olhos. Salário é muito importante, mas olhar o pacote de benefícios como um todo levando em conta a condição de aprendizado, oportunidades de ambientes diferentes de trabalho e qualidade de vida também são fundamentais. Afinal é isso que vai te levar a estar realizado ou não no final do dia.

Outro aspecto importante que você deve ponderar sobre salário é que ele está muito associado a sua empregabilidade. Pense nisso: se você ganha muito mais que a média do mercado, vai enfrentar dificuldades para se recolocar no mercado. Você acaba não querendo ganhar menos do que ganha hoje deixando passar oportunidades que a longo prazo poderiam te trazer uma maior realização pessoal.

Por isso, ao receber uma proposta olhe o todo que vem com ela e não apenas os números.