Exame.com
Continua após a publicidade

Os primeiros 90 dias

Os três primeiros meses em um trabalho novo são cruciais para você mostrar a que veio. É preciso dosar para não acelerar demais nem de menos

F
Fernando Mantovani — Sua Carreira, Sua Gestão

Publicado em 15 de maio de 2015 às, 07h10.

Última atualização em 8 de agosto de 2018 às, 18h38.

Os três primeiros meses em um trabalho novo são cruciais para você mostrar a que veio. É preciso dosar para não acelerar demais nem de menos. Focado em lideranças, o livro de Michael Watkins intitulado Os primeiros 90 dias – Estratégias para novos líderes pode ser considerado um manual para quem quer se sair bem nos primeiros meses do novo cargo. Porém, independente de ser um líder ou não, considero que há três grandes etapas a serem vencidas por qualquer pessoa em um emprego novo.

Primeiro: adapte-se. Use o primeiro mês para conhecer a estrutura da nova empresa, quais serão seus reports, seus pares e sua equipe. Entenda os objetivos gerais para o ano e os específicos para o seu departamento. Enturme-se com os novos colegas. Informe-se sobre o histórico das principais ações que agora serão sua responsabilidade. Faça perguntas.

No segundo mês, comece a trabalhar em projetos de curto prazo. É importante ter pequenas vitórias logo no início, por isso faça o que for mais fácil primeiro. Tenha muito cuidado para não se comprometer em excesso – se você não for capaz de entregar o que promete acumulará pontos negativos.

O terceiro mês é o momento de você se consolidar e trilhar o próprio caminho. Não descuide do relacionamento interpessoal, mas deixe claro seu estilo de trabalhar. Finque bandeira na posição que ocupa e confirme ao seu empregador que a sua contratação foi mais que acertada.