Exame.com
Continua após a publicidade

Contratações financeiras em alta em 2013

*Por Marcela Esteves, Alexandre Attauah e Danylo Hayakawa O lema de que o ano no Brasil só começa após o carnaval já virou mito, ao menos entre os profissionais que atuam na área de finanças.  O ritmo de contratações realizadas no início do ano tem aumentado desde 2010 e para quem atua no segmento de recrutamento a impressão é de que 2012 não acabou. Apenas nos primeiros meses do ano, […] Leia mais

F
Fernando Mantovani — Sua Carreira, Sua Gestão

Publicado em 9 de abril de 2013 às, 16h15.

Última atualização em 24 de fevereiro de 2017 às, 09h05.

*Por Marcela Esteves, Alexandre Attauah e Danylo Hayakawa

O lema de que o ano no Brasil só começa após o carnaval já virou mito, ao menos entre os profissionais que atuam na área de finanças.  O ritmo de contratações realizadas no início do ano tem aumentado desde 2010 e para quem atua no segmento de recrutamento a impressão é de que 2012 não acabou.

Apenas nos primeiros meses do ano, a demanda por profissionais financeiros foi 21% superior a 2012. Os movimentos de mercado alimentam a expectativa de que o aquecimento perdure.  A razão para tamanha procura por profissionais qualificados na área de finanças e contabilidade está no volume de investimentos realizados no País até o momento e os que ainda devem ser efetivados.

O Brasil ainda é a “menina dos olhos” para muitas empresas e há um cenário favorável para compras e aquisições, por exemplo, que sempre resultam em contratações na área financeira. Outro fator gerador de oportunidades são as aberturas de operações no País, além de startups que iniciam outras linhas de negócios.

Outro fator que faz com que a expectativa seja otimista do ponto de vista de crescimento das contratações é o fato de que 87% das posições são voltadas à expansão de quadros e não apenas substituições. As principais demandas vêm dos segmentos mais aquecidos da economia brasileira como Óleo & Gás, Consumo, Infraestrutura, Varejo e Bens de Capital.

O recado para os profissionais da área de finanças e contabilidade é de atenção, pois oportunidades para aqueles mais qualificados não vão faltar em 2013.

Marcela Esteves, Alexandre Attauah e Danylo Hayakawa são gerentes da divisão de Finanças e Contabilidade da Robert Half