Inteligência Artificial: o impossível se tornou a chave para experiências

Contribuindo com a análise de dados, inteligência artificial é a principal ferramenta para que as marcas se aproximem dos seus consumidores
E é a inteligência artificial a grande responsável por proporcionar experiências únicas e completamente inovadoras (dowell/Getty Images)
E é a inteligência artificial a grande responsável por proporcionar experiências únicas e completamente inovadoras (dowell/Getty Images)
Por Rapha AvellarPublicado em 17/01/2022 15:38 | Última atualização em 17/01/2022 15:38Tempo de Leitura: 4 min de leitura

É engraçado pensar no quanto a tecnologia está inserida na nossa rotina e nós, às vezes, nem percebemos. Ela faz cada vez mais parte da nossa realidade e é capaz de realizar diversas tarefas, seja ela simples ou complexa. O que antes era visto como algo impossível de acontecer, hoje está em nossa rotina. Você algum dia acreditou que seria possível experimentar uma roupa ou um óculos sem sair de casa e com apenas alguns cliques no celular? Pois é, o futuro está acontecendo aqui e agora. E é a inteligência artificial a grande responsável por nos proporcionar essas experiências únicas e completamente inovadoras!

Não à toa, muitos empreendedores estão investindo nela para acelerar os seus negócios. Segundo o levantamento realizado pela Morning Consult, 40% das empresas brasileiras já implementaram inteligência artificial em algum processo. Com artifícios como impressão 3D, drones, realidade aumentada e computação gráfica, a inteligência artificial tem tudo para dar eficiência a grandes processos de produção, além de otimizar tempo e minimizar falhas humanas, que é tudo o que as organizações desejam. Mas, eu acredito que o maior ganho das marcas é no investimento da IA na coleta, análise e tratamento de dados. 

Com o auxílio de softwares as empresas exploram algoritmos personalizados para estudarem dados importantes sobre os clientes, como a localização, hábitos, motivação de compra, etc. Com a identificação das dores de cada consumidor, é possível trabalhar para entregar as soluções necessárias e ir além das suas expectativas. E isso tem um retorno imenso. Conhecer mais sobre o seu cliente, é hoje o maior trunfo que qualquer empresa pode ter nas mãos. Prova disso é o sucesso astronômico que as DNVBs têm feito. Essas marcas nativas digitais têm como principal objetivo oferecer aos seus consumidores uma vivência digital que é imbatível em termos de satisfação do cliente. E, para isso, tem a tecnologia como sua principal aliada.

As marcas caminham para adotarem cada vez mais o uso da inteligência artificial em suas rotinas, como mostra a pesquisa elaborada pela IBM, AI Adoption Index 2021, que aponta que as empresas nacionais lideram a implementação de inteligência artificial, representando 40% das companhias no Brasil. E isso está cada vez mais claro, como é o caso da Samsung, que anunciou que suas novas smart TVs permitirão que os usuários comprem NFTs, com suporte integrado para navegação, compra e exibição de arte digital no formato. A Microsoft também desenvolveu recentemente um modelo de aprendizagem profunda capaz de identificar bugs em código, que indicam com maior precisão quais pontos devem ser corrigidos. Tudo isso graças à inteligência artificial!

Para quem ainda não acredita no poder revolucionário da tecnologia, vamos aos dados. Um levantamento Accenture aponta que nos próximos 15 anos a inteligência artificial nas empresas será responsável pelo aumento de 40% da produtividade. Se isso já não é motivo para que as marcas ampliem seus horizontes e pensem nas milhares de oportunidades, eu já não sei mais como te convencer. 

O futuro, aquele que falávamos como se fosse algo distante, que víamos em Matrix e pensávamos: impossível. Já está aqui! E é preciso que as marcas entendam que investir em tecnologia não é mais uma questão de opção, mas sim de real necessidade. A verdade é que, quem deseja continuar crescendo deve abrir as portas para a inteligência artificial o quanto antes.

Sobre Rapha Avellar

Rapha Avellar é um empreendedor em série e fundador da Adventures, uma das mais promissoras startups do país, que está criando o maior ecossistema de marcas nativas digitais das Américas. Antes disso, criou uma das empresas de mídia de crescimento mais rápido no Brasil antes da Adventures e levou a empresa da família de uma receita de R$ 3 milhões para R$ 30 milhões em 5 anos. Líder nato, comanda mais de 300 pessoas na Adventures e tem um histórico impressionante em negócios de crescimento rápido, acumula mais de 500 mil seguidores e milhões em alcance mensal em todas as mídias sociais, sendo um dos líderes mais influentes em marketing e empreendedorismo de sua geração. Além disso, conta com mais de 1 milhão de plays em seus podcasts, The CMO Playbook e Nas Trincheiras.