Colunistas

O efeito da guerra das batatas

Burger King e Mc Donald's lideraram citações positivas nas redes sociais na Black Friday

PL

Primeiro Lugar

Publicado em 27 de novembro de 2017 às 08h05.

Última atualização em 27 de novembro de 2017 às 08h37.

As promoções de batata frita e as provocações entre as redes de alimentação Burger King e McDonald’s para atrair clientes na Black Friday deram efeito para as marcas. Um levantamento da Torabit, startup de monitoramento e qualificação de dados da internet, mostra que as duas marcas foram as mais citadas em redes sociais. As menções, na análise qualitativa, foram em maioria positivas.

E não é fácil fazer os usuários da internet citarem marcas: de 559 553 menções à Black Friday analisadas, no período de 10 a 24 de novembro, considerando as redes Twitter, Instagram, Facebook, Google Plus e YouTube, além de sites e blogs, apenas 10% citavam marcas.

Quase metade dos posts foram sobre alimentos e bebidas e apenas 14% das postagens eram negativas. Segundo a Torabit, os perfis do Twitter com maior alcance -- que foram acessados por um número maior de pessoas e replicados -- com citações sobre a Black Friday foram os dos apresentadores Marcos Mion e Sabrina Sato e do cantor Luan Santana (o levantamento exclui perfis de empresas).