Exame.com
Continua após a publicidade

Mercedes-Benz compra participação na TruckPad

A startup brasileira conecta caminhoneiros a empresas e pessoas que precisam de transporte de cargas

Com o movimento, a Mercedes-Benz passa a ser a terceira maior acionista da startup (Thomas Niedermueller/Getty Images)
Com o movimento, a Mercedes-Benz passa a ser a terceira maior acionista da startup (Thomas Niedermueller/Getty Images)
P
Primeiro Lugar

Publicado em 19 de dezembro de 2017 às, 15h03.

Última atualização em 20 de dezembro de 2017 às, 14h07.

A montadora Mercedes-Benz comprou uma fatia minoritária da startup brasileira TruckPad, plataforma que conecta caminhoneiros a empresas e pessoas que necessitam de transporte de cargas. Valor e participação acionária não foram revelados.

Com o movimento, a Mercedes-Benz passa a ser a terceira maior acionista da startup. Carlos Mira, fundador e presidente da TruckPad, continua como o maior acionista com 48% das ações e o grupo de tecnologia Movile, através de suas empresas Maplink e Apontador, detém a segunda maior fatia da companhia.

Fundada em 2013, a TruckPad já tinha recebido um aporte da americana Plug and Play, uma das maiores aceleradoras de startup do mundo. O relacionamento com a Mercedes-Benz começou no ano passado, quando a startup virou fornecedora de dados e informações sobre os caminhoneiros para a montadora. Um terço da base de caminhões cadastrada na plataforma é da marca Mercedes.

O aplicativo já tem mais de 600.000 downloads e, diariamente, 50.000 usuários usam a plataforma. A empresa estima fechar o ano com faturamento de 3,3 milhões de reais, o dobro do ano passado. Com o capital investido pela Mercedes, a empresa quer incluir na plataforma as grandes distribuidoras -- até agora, era restrita a caminhoneiros autônomos.