Continua após a publicidade

Falta de luz e de explicações

O blecaute que deixou pelo menos 15 estados sem luz na noite passada já tornou-se alvo de especulações. Fala-se em ataque de hackers, sabotagem dos paraguaios (insatisfeitos com o preço pago pela energia de Itaipu), problemas técnicos na usina, falhas na rede de transmissão. Dificilmente os paraguaios teriam condição de sabotar o fornecimento de energia ao Brasil, já que a única participação dos vizinhos na história é o fornecimento da […] Leia mais

P
Primeiro Lugar

Publicado em 11 de novembro de 2009 às, 07h13.

Última atualização em 24 de fevereiro de 2017 às, 13h28.

O blecaute que deixou pelo menos 15 estados sem luz na noite passada já tornou-se alvo de especulações. Fala-se em ataque de hackers, sabotagem dos paraguaios (insatisfeitos com o preço pago pela energia de Itaipu), problemas técnicos na usina, falhas na rede de transmissão. Dificilmente os paraguaios teriam condição de sabotar o fornecimento de energia ao Brasil, já que a única participação dos vizinhos na história é o fornecimento da água (que jorra com ou sem a vontade deles).

Como não há hipótese de falta de água depois da ocorrência de tanta chuva neste ano, o mais provável é que tenha havido um problema no sistema interligado de transmissão. Para piorar, o Operador Nacional do Sistema, que controla toda o despacho de energia para o país, parece ter enfrentado problemas, uma vez que não conseguiu restringir o apagão na origem e permitiu o efeito dominó que espalhou a falta de luz por centenas de municípios.
O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, disse em entrevista apenas que o problema foi na usina de Itaipu. Mas não disse qual seria o problema, nem suas causas prováveis.
O blecaute de ontem, no entanto, está longe de indicar alguma necessidade de racionamento. Ao contrário do que aconteceu no início da década, a capacidade instalada de geração de energia no país é suficiente e, particularmente neste ano, deve sobrar energia. Isso porque choveu muito em épocas de seca e os reservatórios das usinas estão com níveis elevados.