Exame.com
Continua após a publicidade

A Inteligência Artificial vai substituir o trabalho do corretor de imóveis?

Não. Ela vai acelerar como nunca a velocidade das transações no mercado imobiliário, gerando mais comissões e resolvendo um gargalo histórico do setor

As ferramentas de tecnologia vão acelerar como nunca a velocidade das transações no mercado imobiliário, gerando mais comissões e resolvendo um gargalo histórico do setor (Leandro Fonseca/Exame)
As ferramentas de tecnologia vão acelerar como nunca a velocidade das transações no mercado imobiliário, gerando mais comissões e resolvendo um gargalo histórico do setor (Leandro Fonseca/Exame)

Por Sergio Esteves, CMO da Loft

Com a expansão do uso da Inteligência Artificial nos mais diversos setores da economia, o temor avança: será que empregos serão substituídos por robôs?

Posso dizer que no mercado imobiliário a conversa é diferente e aposto que ocorrerá o oposto. Explico os porquês.

No Brasil, a média de tempo para se transacionar um imóvel é de 16 meses. Ou seja, mais de um ano entre visitar imóveis; encontrar uma imobiliária ou corretor; analisar documentos e opções de financiamento; burocracias cartorárias... A mesma jornada nos EUA, a título de comparação, é de apenas 4 meses. Portanto, quatro vezes menos.

O fato é que a demanda por imóveis em boa parte do país é constante, e por conta do excesso de burocracia e da falta de dados estruturados, muitas transações potenciais são adiadas, travando todo o processo entre a busca pelo imóvel dos sonhos e a entrega das chaves. O desafio para aumentar a velocidade das transações imobiliárias no Brasil passa por organizar os dados do setor e reduzir a burocracia.

E é aí que entra a Inteligência Artificial: ao invés de substituir o corretor, ela vem para agregar valor ao trabalho dos profissionais e das imobiliárias. A IA é o principal aparato entre as novidades de uma grande caixa de ferramentas disponível aos corretores a partir de soluções de tecnologia.

Veja aqui algumas formas como as ferramentas de Inteligência Artificial podem acelerar os negócios no mercado imobiliário, auxiliando e otimizando o trabalho do corretor:

Assistentes virtuais via WhatsApp

Hoje, é possível ter acesso e produzir informações em questão de segundos com ferramentas baseadas em IA. Disponíveis na tela do celular do corretor, em minutos ele pode simular financiamentos, comparar preços de imóveis e até obter aprovação de crédito.

Calculadora Virtual

Com uma vasta base de dados, a IA consegue prever com maior exatidão o valor de um imóvel, levando em conta fatores como o histórico do mercado até as características específicas do apartamento ou casa. Isso não só traz mais transparência e segurança para o processo de venda, mas também aumenta as chances de fechar negócios mais rapidamente.

Preferências dos consumidores

Com a IA, plataformas de marketplace conseguem entender preferências subjetivas dos compradores, como o estilo do imóvel ou características visuais que aparecem em fotos. Um cliente pode descrever suas necessidades por texto ou até mesmo por áudio, e a IA rapidamente sugere imóveis que atendem essas demandas, acelerando e facilitando o processo de busca.

Com o apoio da tecnologia, os contratos serão concluídos mais rapidamente, acelerando como nunca um mercado dinâmico que já movimenta R$ 250 bilhões ao ano – e que pode crescer muito mais. Corretores e imobiliárias farão mais negócios e gerarão mais renda. E os consumidores precisarão esperar menos tempo para realizar o sonho do novo lar.