Exame.com
Continua após a publicidade

Uribe ainda não desistiu do terceiro mandato

O presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, comentou, na noite de ontem, em evento realizado na cidade de São Paulo, que não há risco à democracia caso decida disputar o terceiro mandato. Conforme lembra o portal G1, A Constituição do país já foi mudada uma vez, em 2006, para abrir a possibilidade de reeleição para o segundo mandato de Uribe. O argumento do presidente é de que as instituições democráticas colombianas […] Leia mais

I
Instituto Millenium

Publicado em 20 de outubro de 2009 às, 14h34.

Última atualização em 24 de fevereiro de 2017 às, 13h08.

O presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, comentou, na noite de ontem, em evento realizado na cidade de São Paulo, que não há risco à democracia caso decida disputar o terceiro mandato.

Conforme lembra o portal G1, A Constituição do país já foi mudada uma vez, em 2006, para abrir a possibilidade de reeleição para o segundo mandato de Uribe.

O argumento do presidente é de que as instituições democráticas colombianas se fortaleceram exatamente durante sua gestão.

O problema, aqui, é que isto não anula os efeitos negativos que um novo mandato do presidente causaria. Caso Uribe continue no poder, suas conquistas na Colômbia ficaram inevitavelmente manchadas.