Exame.com
Continua após a publicidade

Saiba quanto do seu Réveillon fica com o governo

Na hora de comemorar  a virada do ano, a carga tributária pode chegar a até 61,56% do preço de alguns produtos como fogos de artifício e champanhe, os itens mais tributados da festa. O valor do imposto sobre a produção, circulação de mercadoria e importação dos fogos é de 61,56% e da bebida, 59,49%. Para Paulo Uebel, diretor executivo do Instituto Millenium, “O cidadão não tem como fugir dos impostos […] Leia mais

I
Instituto Millenium

Publicado em 29 de dezembro de 2010 às, 15h19.

Última atualização em 24 de fevereiro de 2017 às, 13h26.

Na hora de comemorar  a virada do ano, a carga tributária pode chegar a até 61,56% do preço de alguns produtos como fogos de artifício e champanhe, os itens mais tributados da festa. O valor do imposto sobre a produção, circulação de mercadoria e importação dos fogos é de 61,56% e da bebida, 59,49%.

Para Paulo Uebel, diretor executivo do Instituto Millenium, “O cidadão não tem como fugir dos impostos e muitas vezes não sabe que está pagando na hora da compra”. Ele defende a aprovação do projeto “De olho nos impostos”, que torna obrigatório na nota fiscal do consumidor a discriminação do quanto foi pago em impostos.

“É importante para a população acompanhar e exigir a contrapartida desses impostos. Os tributos precisam retornar em educação e saúde. Mas o cidadão não sabe quanto paga e não cobra”, disse. O projeto já foi aprovado pelo Senado e aguarda para o próximo ano votação na Câmara dos deputados.

No site do Instituto Millenium, leia mais sobre impostos e réveillon no artigo da consultora tributária Sueli Angarita “2011, um brinde à informação”