Exame.com
Continua após a publicidade

Reformas são cada vez mais urgentes, afirma especialista

Artigo exclusivo para o Clube Millenium aponta que o alto gasto do Estado não ajuda a reduzir a pobreza

 (Marcelo Camargo/Agência Brasil)
(Marcelo Camargo/Agência Brasil)
I
Instituto Millenium

Publicado em 2 de junho de 2021 às, 15h09.

Última atualização em 2 de junho de 2021 às, 15h10.

Em seu artigo, o especialista Pedro Trippi analisa a urgência da modernização da máquina pública, trazendo dados que reforçam o fato dos altos gastos do Estado brasileiro, não Se você acompanha o Instituto Millenium, infelizmente não se surpreende com os gastos exorbitantes do governo com o funcionalismo. Ainda que, se comparados aos países da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), não tenhamos um número tão elevado de servidores públicos, os gastos com folha de pagamento estão fora da curva.

Com isso, a cada ano, a modernização da máquina pública se torna mais urgente, como analisa o assessor técnico das Reformas da Previdência e Administrativa, no Centro de Liderança Pública (CLP), Pedro Trippi, em seu artigo exclusivo para o Análise Econômica, do Clube Millenium.

Leia também Relação entre os governos estaduais e as reformas é tema de artigo do Clube Millenium “Reforma Administrativa é um dos projetos de maior impacto social que o Brasil pode endereçar”

Segundo o especialista, “os investimentos públicos tiveram queda de R$100 bilhões e os gastos com assistência social, os quais, no geral, têm melhor focalização nos mais pobres, cresceram pouco abaixo de R$30 bilhões (excluindo-se as despesas extraordinárias ligadas à pandemia). Por outro lado, as despesas com funcionalismo tiveram aumento…” +Clique para ler mais!

O Setor Privado não é o vilão!

O novo estudo Agronegócio: Exportação, Emprego e Produtividade, do Instituto Millenium, exemplifica a capacidade do setor privado de gerar oportunidades, produtividade e inovação! Acesse a página “O Setor Privado Não é Vilão”, e confira o conteúdo na íntegra.