Colunistas

Qual sua opinião sobre a exposição censurada na Bienal?

Antes mesmo do início da Bienal de São Paulo, a exposição “Inimigos” do artista Gil Vicente deu o que falar. Trata-se de uma série de desenhos a carvão onde o artista se autorretrata matando FHC, Lula, Ahmadinejad, a rainha Elizabeth II e outras personalidades. A OAB divulgou nota de repúdio e ameaçou processar a Fundação Bienal caso a série fosse exposta, sob alegação de “apologia ao crime”. Confira a nota […] Leia mais

IM

Instituto Millenium

Publicado em 22 de setembro de 2010 às 01h54.

Última atualização em 24 de fevereiro de 2017 às 11h12.

Antes mesmo do início da Bienal de São Paulo, a exposição “Inimigos” do artista Gil Vicente deu o que falar. Trata-se de uma série de desenhos a carvão onde o artista se autorretrata matando FHC, Lula, Ahmadinejad, a rainha Elizabeth II e outras personalidades. A OAB divulgou nota de repúdio e ameaçou processar a Fundação Bienal caso a série fosse exposta, sob alegação de “apologia ao crime”. Confira a nota da OAB abaixo, na íntegra:

“Uma obra de arte, embora livremente e sem limites expresse a criatividade do seu autor, deve ter determinados limites para sua exposição pública. Um deles é não fazer apologia ao crime como estabelece a vedação inscrita no Código Penal Brasileiro.
A série de quadros denominada “Inimigos”, do artista plástico Gil Vicente, é composta por obras as quais retratam, dentre outras, o autor atirando contra a cabeça do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, noutra mostra o mesmo autor, de posse de uma faca, degolando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Essas obras, mais do que revelar o desprezo do autor pelas figuras humanas que retrata como suas vítimas, demonstra um desrespeito pelas instituições que tais pessoas representam, como também o desprezo pelo poder instituído, incitando ao crime e à violência.
Certamente não se pode impedir que uma obra seja criada, mas se deve impedir que seja exposta à sociedade em espaço público se tal obra afronta a paz social, o estado de direito e a democracia, principalmente quando pela obra, em tese, se faz apologia de crime.
Por esse motivo é que a OAB/SP está oficiando os curadores da Bienal de São Paulo, para que essas obras de Gil Vicente, da série “Inimigos” não sejam expostas naquela importante mostra.”

E você, o que acha? As figuras de Gil Vicente realmente devem ser proibidas ou a iniciativa da OAB fere a liberdade de expressão?

Acompanhe tudo sobre:DemocraciaOAB