Exame.com
Continua após a publicidade

Político pede a retirada de blog do ar

Neste espaço já foi comentado casos de censura e ataques à imprensa no País, como o que ocorre no Estadão a pedido da família Sarney. Pois outro fato importante envolvendo liberdade de imprensa ocorreu em Pernambuco, onde um político do PT, Dilson Peixoto, pediu a retirada de um dos blogs mais famosos da imprensa local, o Blog de Jamildo, por achar que estaria sendo vítima de uma campanha de difamação. […] Leia mais

I
Instituto Millenium

Publicado em 18 de novembro de 2009 às, 22h47.

Última atualização em 24 de fevereiro de 2017 às, 13h23.

Neste espaço já foi comentado casos de censura e ataques à imprensa no País, como o que ocorre no Estadão a pedido da família Sarney. Pois outro fato importante envolvendo liberdade de imprensa ocorreu em Pernambuco, onde um político do PT, Dilson Peixoto, pediu a retirada de um dos blogs mais famosos da imprensa local, o Blog de Jamildo, por achar que estaria sendo vítima de uma campanha de difamação. Apenas porque Jamildo, que coleciona vários prêmios jornalísticos na área de economia e política incluindo o Esso, fazia o seu trabalho de noticiar informações. Numa das reclamações feitas por Dilson Peixoto, Jamildo fez um post em seu blog dizendo que ele não teria estatura moral para questionar as matérias publicadas. E dava a razão.

Jamildo era repórter de economia quando Dilson presidia um sindicato e passava várias informações de denúncia contra a Telpe, estatal pernambucana do tempo do Sistema Telebrás. Quando Dilson chegou ao poder, presidindo importantes órgãos, Jamildo publicou denúncias que repercutiam na sua administração. E aí a reação foi bem outra. Como ele escreveu: “Pelo conceito de Dilson Peixoto, o titular do Blog devia prestar quando ele, Dilson, e seu grupo político, dominavam o Sinttel e faziam denúncias de irregularidades que chegaram a derrubar presidentes da antiga TELPE. Estranha-se que doa-se com a simples menção ao seu passado na prefeitura. Se tivesse esmero por sua carreira política, toda vez que uma suspeita por sua carreira viesse a público, e não foram poucas enquanto era secretário, deveria dar-se ao trabalho de prestar esclarecimentos, ao invés de pedir a cabeça de repórteres aos diretores de Redação de Jornais.”

Peixoto, ex-presidente do PT local, pediu a Justiça que o Blog fosse retirado do ar por não gostar dos comentários e se achar vítima de perseguição. A Justiça negou a pretensão de calar o blog, mas concedeu uma indenização de R$ 3.000 pela frase da estatura moral, obrigando a retirada desse trecho do post original. Mais informações, incluindo a íntegra da decisão aqui. E o leitor forme a sua opinião.