No site do Instituto Mises Brasil: "Quanto menor for a carga tributária, maior a probabilidade de uma economia enriquecer."
Recomendo a leitura, no site do Instituto Mises Brasil, do artigo de Leandro Roque “Imposto de renda vs. imposto sobre o consumo – uma abordagem liberal clássica”: “(…) ao contrário do que muitos imaginam, impostos não criam riqueza (exceto para quem os recebe); eles inevitavelmente destroem riqueza. É impossível extrair dinheiro de um grupo, entregar esse montante para outro grupo, e dizer que com isso você está enriquecendo toda a […] Leia mais
Publicado em 26 de abril de 2010 às, 17h06.
Última atualização em 24 de fevereiro de 2017 às, 12h00.
Recomendo a leitura, no site do Instituto Mises Brasil, do artigo de Leandro Roque “Imposto de renda vs. imposto sobre o consumo – uma abordagem liberal clássica”:
“(…) ao contrário do que muitos imaginam, impostos não criam riqueza (exceto para quem os recebe); eles inevitavelmente destroem riqueza. É impossível extrair dinheiro de um grupo, entregar esse montante para outro grupo, e dizer que com isso você está enriquecendo toda a sociedade. Você estará, na melhor das hipóteses, distribuindo riqueza. Mas distribuir riqueza não é e nem nunca será sinônimo de criar riqueza.
Foi pensando nisso que muitos economistas de um matiz mais liberal se debruçaram para inventar impostos que seriam “neutros” — isto é, impostos cuja aplicação não afetaria a distribuição de renda, não destruiria riqueza e seria inócua ao funcionamento do mercado. Jamais encontraram um. “
Leia na íntegra AQUI.