Exame.com
Continua após a publicidade

Nesta segunda, começa o XXIV Fórum da Liberdade, um dos maiores da América Latina

Acontece nesta segunda, dia 11, e amanhã, 12 de abril, em Porto Alegre, o XXIV Fórum da  Liberdade, que tem como tema a “Liberdade na Era Digital”. Um dos maiores eventos de debate de idéias da América Latina, o Fórum  reúne tradicionalmente grandes lideranças nacionais e internacionais e para a edição conta com a presença do músico Lobão, do presidente da IBM no Brasil, Ricardo Pelegrini , do economista americano Tyler Cowen […] Leia mais

I
Instituto Millenium

Publicado em 11 de abril de 2011 às, 18h49.

Última atualização em 24 de fevereiro de 2017 às, 10h18.

Acontece nesta segunda, dia 11, e amanhã, 12 de abril, em Porto Alegre, o XXIV Fórum da  Liberdade, que tem como tema a “Liberdade na Era Digital”. Um dos maiores eventos de debate de idéias da América Latina, o Fórum  reúne tradicionalmente grandes lideranças nacionais e internacionais e para a edição conta com a presença do músico Lobão, do presidente da IBM no Brasil, Ricardo Pelegrini , do economista americano Tyler Cowen e do economista e presidente da Foundation for Economic Education (FEE), Lawrence Reed, entre outros, para debaterem assuntos como interatividade, inovação, tecnologias, comunicação, tendências, democracia, educação e liberdade

A blogueira cubana Yoaní Sanchez e o diretor-executivo do Instituto Millenium, Paulo Uebel, serão homenageados com os Prêmios Libertas e Liberdade de Imprensa, respectivamente. Proibida de viajar, Sanchez recebeu o prêmio em Cuba (o vídeo com a visita do Instituto de Estudos Empresariais  para a entrega do prêmio pode ser visto aqui).

Instituto Millenium vai acompanhar o evento e transmitirá notícias do nosso blog. O XXIV Fórum da Liberdade também terá transmissão online na página oficial.

Esta edição terá oito paineis. O primeiro painel  trará duas figuras marcantes da música e da literatura brasileira: Lobão e Eduardo ‘Peninha’ Bueno, que irão debater sobre Liberdade Individual: a arte de construir sua própria história.

O segundo painel  irá tratar sobre “Tecnologia: serviços e oportunidades”. Os debatedores serão o fundador do site Buscapé, Romero Rodrigues e o diretor-geral do Terra Brasil, Paulo Castro.

“Inovação e tendências” é o que deverão trazer para o terceiro painel do evento o publicitário e fundador da agência Box 1824, especializada em comportamento e tendências, Rony Rodrigues e o doutor em Direito Civil e membro do Comitê Executivo da Iniciativa por Princípios e Direitos Fundamentais na Internet, Carlos Affonso Pereira de Souza.

O quarto painel do Fórum debaterá sobre “Tecnologia e democracia: o governo nu”. O jornalista e colunista da revista Veja, Reinaldo Azevedo e o Ph.D em economia e, atualmente, consultor econômico de empresas, bancos, organismos multilaterais e entidades públicas, e colunista dos jornais O Estado de São Paulo e O Globo, Raul Velloso, serão os integrantes deste painel.

O quinto painel discutirá “Os desafios da Imprensa e a Era digital”, tendo como participantes os jornalistas Merval Pereira, colunista do jornal O Globo e com programas na rádio CBN e Globonews e, Guillermo Zuloaga, presidente da Globovisión. A Educação no Futuro será o tema debatido no sexto painel (terça-feira, 15h15min) pelo presidente da IBM no Brasil, Ricardo Pelegrini e o CEO da Anhanguera Educacional, Alex Dias.

“Livre economia na web e suas consequências” será o tema do sétimo painel, que contará com as presenças do economista americano Tyler Cowen e do economista e presidente da Foundation for Economic Education (FEE), Lawrence Reed.

O painel de encerramento do XXIV Fórum da Liberdade contará com a participação de duas personalidades que retratam os acontecimentos brasileiros de uma forma leve e divertida. Marcelo Tas, jornalista e comunicador de TV e Marcelo Madureira, integrante do grupo Casseta & Planeta, falarão sobre Uma Nova Democracia Digital de uma forma séria, mas bem descontraída.