“Não é uma operação que vai resolver o país”
A infraestrutura é um fator decisivo para o desenvolvimento econômico e social de qualquer país. No Brasil, os problemas estruturais afastam investimentos e emperram o crescimento da economia. Segundo o professor de economia da Fundação Getulio Vargas (FGV) e especialista do Instituto Millenium,Arthur Barrionuevo, o estado é incapaz de cobrir todos os gastos de infraestrutura. “Não há recursos fiscais para tudo isso”, ressalta. Na falta de recursos públicos, o economista […] Leia mais
Publicado em 3 de agosto de 2016 às, 19h33.
Última atualização em 24 de fevereiro de 2017 às, 07h33.
A infraestrutura é um fator decisivo para o desenvolvimento econômico e social de qualquer país. No Brasil, os problemas estruturais afastam investimentos e emperram o crescimento da economia.
Segundo o professor de economia da Fundação Getulio Vargas (FGV) e especialista do Instituto Millenium,Arthur Barrionuevo, o estado é incapaz de cobrir todos os gastos de infraestrutura. “Não há recursos fiscais para tudo isso”, ressalta.
Na falta de recursos públicos, o economista lembra que a solução tem sido as Parcerias Público Privadas (PPP) e as concessões.
Já sobre o uso adequado do dinheiro público, Barrionuevo diz que a Lei das Estatais não basta, segundo ele, é preciso reduzir o número de empresas estatais e criar mecanismos mais eficientes de punição nos casos de corrupção.
Para o professor a própria operação Lava Jato tem atuação limitada. “Não é uma operação que vai resolver o país”, conclui.
http://www.institutomillenium.org.br/wp-content/uploads/2016/07/Arthur-Barrionuevo_primeirocorte.mp3