Instituto Millenium
Publicado em 17 de janeiro de 2011 às 12h42.
Última atualização em 24 de fevereiro de 2017 às 10h35.
Pelo menos três novos ex-governadores se juntaram à lista de 60 ex-chefes de estado que recebem o polêmico benefício mesmo após o fim de seus mandatos. Ana Júlia Carepa (PT), do Pará, Leonel Pavan (PSDB), de Santa Catarina, e Roberto Requião (PMDB), do Paraná são os novos integrantes do “time” que deve aumentar ainda mais nos próximos dias. A ex-governadora do Rio Grande do Sul Yeda Crusius (PSDB), por exemplo, deu entrada no pedido de aposentadoria especial no início deste mês.
O Supremo Tribunal Federal (STF) entrou com decisão contra o pagamento de aposentadoria vitalícia a ex-governador, mas os recentes aposentados não se inibem a requisitar o benefício, que pode chegar a R$ 24 mil por mês.
Em 2007, o STF cassou a aposentadoria do ex-governador do Mato Grosso do Sul Orcírio dos Santos, o Zeca do PT, sob o argumento de que ela era inconstitucional. Os ministros consideraram que o pagamento atentava contra o princípio da moralidade por criar regalias a ex-governadores, enquanto a maioria dos cidadãos tem que trabalhar mais de 30 anos para conquistar a aposentadoria. Nem ex-presidentes da República têm direito ao privilégio, extinto na Constituição de 1988.
Fonte: jornal “O Globo”
No site do Instituto Millenium , leia mais sobre e regalias concedidas a políticos, como o editorial do jornal “Zero Hora” sobre a concessão de passaportes diplomáticos para turismo.