Exame.com
Continua após a publicidade

Lula diz que reforma tributária é modismo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva justificou-se por não ter realizado as reformas tributária e trabalhista. Lula atribuiu o fato dos dois projetos de reforma tributária enviadas por ele ao Congresso Nacional não terem sido aprovadas a um “inimigo oculto”. Entre as declarações sobre a taxa de impostos no país, o presidente disse que não acha a carga tributária alta: “Há uma contradição. Você pega o mapa mundi e […] Leia mais

I
Instituto Millenium

Publicado em 4 de dezembro de 2010 às, 15h56.

Última atualização em 24 de fevereiro de 2017 às, 10h43.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva justificou-se por não ter realizado as reformas tributária e trabalhista. Lula atribuiu o fato dos dois projetos de reforma tributária enviadas por ele ao Congresso Nacional não terem sido aprovadas a um “inimigo oculto”.

Entre as declarações sobre a taxa de impostos no país, o presidente disse que não acha a carga tributária alta: “Há uma contradição. Você pega o mapa mundi e os países que têm carga tributária muito baixa são países muito pobres. Os que têm carga tributária alta são mais ricos. Certamente, nos Estados Unidos, o Imposto de Renda é muito maior do que no Brasil. O Estado arrecada e oferece benefícios. Aqui na América Latina tem país que tem uma carga tributária de 9%. Um Estado que arrecada 9% não é Estado. Ele não existe. Não pode investir”.

Lula disse ainda que há “um modismo” em se falar em reforma e avaliou que os empresários e os políticos não estão interessados, na prática, no assunto. Para ele, a reforma tributária tem acontecido no dia-a-dia, com a desoneração.

Em relação à reforma trabalhista, Lula disse que não a fez porque os empresários e trabalhadores “não se acertaram e o governo não quis tomar partido”.

Fonte: jornal “O Globo”