Exame.com
Continua após a publicidade

Leste Europeu ocupa posição de destaque em rankings de percepção de Estado de Direito

O relatório “Índice do Estado de Direito”, da organização The World Justice Project (WJP), revelou que alguns países do Leste Europeu e da Ásia Central apresentam um desempenho melhor do que o de países de alta renda no ranking mundial sobre as percepções da efetividade da Justiça e do respeito ao Estado de Direito. A Estônia, a Polônia e a República Checa, que passaram a fazer parte, recentemente, da União Europeia, são os […] Leia mais

I
Instituto Millenium

Publicado em 5 de janeiro de 2012 às, 10h37.

Última atualização em 24 de fevereiro de 2017 às, 13h37.

O relatório “Índice do Estado de Direito”, da organização The World Justice Project (WJP), revelou que alguns países do Leste Europeu e da Ásia Central apresentam um desempenho melhor do que o de países de alta renda no ranking mundial sobre as percepções da efetividade da Justiça e do respeito ao Estado de Direito.

A Estônia, a Polônia e a República Checa, que passaram a fazer parte, recentemente, da União Europeia, são os países que apresentam melhor desempenho em sua região. A Estônia, que fez parte da República Socialista Soviética até 1989, está hoje mais bem posicionada no ranking mundial do Estado de Direito (10º lugar) do que democracias tradicionais, como as da França, Estados Unidos, Canadá, Espanha e Itália.

Na edição de 2011, o relatório comparou a percepção do Estado de Direito em 66 países, de todas as regiões do planeta. Clique aqui para ler o relatório e ver o ranking mundial da Justiça e do Estado de Direito no mundo.

Fonte: Consultor Jurídico