Exame.com
Continua após a publicidade

Leonardo Paz critica interferência política excessiva no Mercosul

No mais recente videocast do Instituto Millenium, o cientista político Leonardo Paz analisa os desafios do Mercosul após a entrada da Venezuela. “No início, o bloco cumpriu bem seu papel”, afirma. No entanto, o diagnóstico do especialista aponta para “uma certa estagnação” devido a estrutura burocrática e regulatória do bloco. Para Leonardo, a entrada da Venezuela no bloco traz benefícios como qualquer parceria comercial, porém a figura polêmica do presidente […] Leia mais

I
Instituto Millenium

Publicado em 29 de agosto de 2012 às, 22h29.

Última atualização em 24 de fevereiro de 2017 às, 09h19.

No mais recente videocast do Instituto Millenium, o cientista político Leonardo Paz analisa os desafios do Mercosul após a entrada da Venezuela. “No início, o bloco cumpriu bem seu papel”, afirma. No entanto, o diagnóstico do especialista aponta para “uma certa estagnação” devido a estrutura burocrática e regulatória do bloco.

Para Leonardo, a entrada da Venezuela no bloco traz benefícios como qualquer parceria comercial, porém a figura polêmica do presidente Hugo Chávez pode trazer problemas em futuras negociações. “A questão é saber se Chávez vai ser pragmático ao lidar dentro do bloco”, já que o presidente da Venezuela é conhecido por guiar suas ações por posições ideológicas.

Paz afirma, ainda, que “muita interferência política em situações que deveriam ser práticas” dificultam a consolidação de acordos importantes.

Assista