Exame.com
Continua após a publicidade

iPad brasileiro é o mais caro do mundo por causa dos impostos

Nós já demos aqui que o iPad brasileiro é o mais caro do mundo. E a culpa é deles, dos impostos. Agora, o Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário, parceiro do Instituto Millenium, calculou para o jornal “O Estado de S. Paulo” o valor das taxas que incidem sobre o produto. A carga tributária corresponde a 54,7% do preço do tablet, segundo o IBPT. “Só Imposto sobre Produtos Industrializados, federal (IPI) […] Leia mais

I
Instituto Millenium

Publicado em 31 de maio de 2011 às, 20h25.

Última atualização em 24 de fevereiro de 2017 às, 10h07.

Nós já demos aqui que o iPad brasileiro é o mais caro do mundo. E a culpa é deles, dos impostos. Agora, o Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário, parceiro do Instituto Millenium, calculou para o jornal “O Estado de S. Paulo” o valor das taxas que incidem sobre o produto. A carga tributária corresponde a 54,7% do preço do tablet, segundo o IBPT.

“Só Imposto sobre Produtos Industrializados, federal (IPI) Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços, estadual (ICMS) equivalem a 38% do produto em São Paulo”, diz a matéria.

Embora o governo tenha incluído os tablets na chamada Lei do Bem, de 2005, que incentiva inovações tecnológicas, o IPad não se enquadra no benefício, pois é importado. A Foxconn, empresa que monta os tablets da Apple, disse ao jornal que fabricará o produto no Brasil até o final do ano, mas a Apple não confirma. Enquanto isso, o governo fica com mais da metade do seu iPad, ou pior, impede muitos brasileiros de adquirirem este bem.

O Instituto Millenium defende a Tributação transparente.

A carga tributária brasileira é muito alta e o contribuinte não tem ideia da quantidade de impostos que paga. E mais ainda: não relaciona a quantidade de impostos embutida nos produtos aos serviços que recebe em troca do Estado. Para poder cobrar do governo, acompanhar o gasto público e fiscalizar a sua eficiência, o consumidor precisa se conscientizar sobre a carga de impostos destinados à União, ao Estado e ao município que estão presentes na troca de bens e serviços.

Saiba mais aqui.