"Inovação não é somente criar coisas novas"
Especialista diz que cenário desfavorável no país faz dos brasileiros grandes inovadores
Publicado em 6 de junho de 2017 às, 17h11.
Neste podcast, o cofundador da empresa especializada em telemedicina Pró-Laudo e especialista do Instituto Millenium, Alexandre Ribenboim, explica a importância do desenvolvimento de novos produtos e serviços inovadores, e analisa o cenário brasileiro. Para ele, a preocupação como o mercado de consumo deve ser prioridade para quem deseja inovar: “O mundo está cheio de ideias. (…) Não adianta criar algo que não será consumido”, alerta.
O desfavorável cenário institucional no país faz da sociedade “uma das mais inovadoras do mundo”, segundo o especialista. Ribenboim destaca que inovação não é apenas a criação de novidades, mas também adaptação a novos mercados:
Perdeu o emprego. E agora? Veja o que diz o empresário Alexandre Ribenboim
“Nós brasileiros somos talvez um dos mais inovadores do mundo em função das restrições que nós temos. Um país que ajuda muito pouco com suas instituições – pra não dizer que atrapalha. Temos um ambiente não apropriado para isso acontecer, mas temos inovação em todos os lugares. É importante lembrar que inovação não é só criar um produto ou serviço novo, às vezes é atender a um novo mercado com um produto já existente.”
Ribenboim fala também do papel das grandes empresas e das startups no processo de inovação, e relembra os tempos de universitário para afirmar a importância dos estudos no incentivo às boas ideias e na qualificação constante de profissionais, cada vez mais exigidos pelo mercado em inovar em suas próprias carreiras. Ouça!