Exame.com
Continua após a publicidade

IBPT registra aumento de 17% de arrecadação no 1o semestre

O Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT) registrou que os cofres públicos municipais, estaduais e federal aumentaram a sua arrecadação em 17,2% no primeiro semestre de 2011, na comparação com o mesmo período do ano passado. O órgão divulga o número a partir do Índice de Variação da Arrecadação Tributária. A tributação em efeito cascata, que onera o consumidor ao embutir o imposto no preço final do produto é o principal […] Leia mais

I
Instituto Millenium

Publicado em 19 de agosto de 2011 às, 19h43.

Última atualização em 24 de fevereiro de 2017 às, 12h04.

Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT) registrou que os cofres públicos municipais, estaduais e federal aumentaram a sua arrecadação em 17,2% no primeiro semestre de 2011, na comparação com o mesmo período do ano passado. O órgão divulga o número a partir do Índice de Variação da Arrecadação Tributária.

A tributação em efeito cascata, que onera o consumidor ao embutir o imposto no preço final do produto é o principal fator que leva ao aumento da arrecadação. O presidente do IBPT, João Elói Olenike afirma que o consumidor é o que acaba arcando com gastos com PIS, Cofins, INSS e outros encargos da folha de pagamento: “Portanto, quanto mais ele compra, mais tributos paga. E isso contribui ao aumento da arrecadação”, explica.

O aquecimento da economia, por conta do aumento do poder de compra e à estabilidade no emprego, é  outro fator que eleva a arrecadação.

Fonte: IBPT

Leia mais no site do Instituto Millenium no artigo “Reforma tributária e poder”, de Everardo Maciel.