Instituto Millenium
Publicado em 3 de maio de 2010 às 13h13.
Última atualização em 24 de fevereiro de 2017 às 11h57.
A meritocracia foi o tema de matéria publicada no “O Globo” em 1º de maio, mostrando que a gestão por competência vem sendo cada vez mais adotadas por grandes e pequenas empresas e até mesmo pelo serviço público. A matéria também explica como funciona a meritocracia no mundo corporativo:
“Apesar da resistência de parte do empresariado, que investir no funcionário é fator fundamental para o sucesso nos negócios, todo mundo sabe. Por conta dessa visão, políticas de promoção por meritocracia vêm ganhando o mercado nacional. E não estamos nos referindo à já boa, velha e coletiva participação nos lucros, mas a benefícios financeiros e a mudanças de cargo concedidos individualmente ao empregado, de acordo com seu desempenho, seus méritos, mostra reportagem de Mariana Belmont, publicada na edição deste domingo do Globo. Programas que estão chegando tanto a pequenas empresas quanto ao velho e emperrado funcionalismo público.
A gestão por competência é prática comum em grandes organizações. Pesquisa da PricewaterhouseCoopers junto a 51 companhias que adotam a meritocracia mostra que 29% delas o fazem no período de cinco a dez anos para cá, outras 29% há mais de dez e 23% entre um e três anos.
Mas como funciona na prática a meritocracia? O conceito geral engloba o conjunto de atividades que devem ser desenvolvidas para alcançar o desempenho esperado e previamente estabelecido para cada funcionário. Para isso, é preciso haver acompanhamento e orientação contínuos de equipes e indivíduos, avaliação de desempenho e feedback para cada funcionário, individualmente, além do estabelecimento de planos de ação e desenvolvimento pessoais, explicam consultores.
Um dos pontos centrais é, portanto, a clareza e honestidade no estabelecimento das metas a serem cumpridas e a indicação, ao fim do período, do que foi bem executado e do que ainda precisa melhorar.”