Exame.com
Continua após a publicidade

Governo promete imposto único para negócios de pequeno e médio porte

Na última semana, o ministro da Secretaria da Micro e Pequena Empresa (SMPE), Guilherme Afif Domingos, anunciou que pretende universalizar o Simples Nacional. Se aprovado, o modelo simplificado de tributação valerá para todas as categorias de empreendedores com faturamento anual de até R$ 3,6 milhões. Na ocasião, também foi divulgada a proposta de adotar a classificação pelo porte da empresa – e não pela atividade – para permitir seu ingresso […] Leia mais

I
Instituto Millenium

Publicado em 8 de outubro de 2013 às, 12h09.

Última atualização em 24 de fevereiro de 2017 às, 08h48.

Na última semana, o ministro da Secretaria da Micro e Pequena Empresa (SMPE), Guilherme Afif Domingos, anunciou que pretende universalizar o Simples Nacional. Se aprovado, o modelo simplificado de tributação valerá para todas as categorias de empreendedores com faturamento anual de até R$ 3,6 milhões. Na ocasião, também foi divulgada a proposta de adotar a classificação pelo porte da empresa – e não pela atividade – para permitir seu ingresso no regime unificado de tributos.

Claudio Considera

Para Claudio Considera, professor da faculdade de economia e finanças do Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (Ibmec) e do departamento de economia da Universidade Federal Fluminense (UFF), a medida deve ser aprovada com facilidade. “A proposta é popular porque as pequenas empresas são responsáveis pela criação de diversos postos de trabalho”, esclarece o economista.

Dirceu Martins Pio, jornalista e especialista do Instituto Millenium, comenta que é difícil dimensionar quantos empresários serão beneficiados pela medida. O autor de “Caminhos seguros para o empreendedor” (Paco editorial, 2012) argumenta que, no Brasil, ainda prevalece uma visão fiscal sobre os micro e pequenos negócios. “Essas empresas não podem continuar sendo tratadas como fonte de arrecadação”, opina.

 

LEIA A MATÉRIA COMPLETA