Exame.com
Continua após a publicidade

Falta de conhecimento financeiro é comum no Brasil

Analista Gustavo Lobo, da Gália Research, fala sobre a importância de investir e poupar

I
Instituto Millenium

Publicado em 6 de novembro de 2017 às, 18h54.

Neste podcast, o analista e cofundador da assessoria financeira Gália Research, Gustavo Lobo, fala sobre a importância de investir e poupar conscientemente:

“A gente não aprende isso em faculdade nenhuma, eu comecei minha carreira acadêmica em uma universidade federal, troquei de curso atrás de informação sobre investimentos e me frustrei bastante. A falta de conhecimento financeiro é inerente a todas as classes sociais no Brasil”, analisa, destacando que a população é incentivada apenas ao endividamento: “Em momento nenhum a gente tem algum tipo de estimulo à poupança, que é uma das formas de tornar um país grande e rico, e de reduzir taxas de juros e inflação”.

Veja mais
Daniel Fuks dá aula exclusiva sobre previdência privada

Além da falta de conhecimento, que torna o investidores iniciantes “presas fáceis”, um dos indicadores da baixa familiaridade com o mercado financeiro é a busca pela maior rentabilidade no menor espaço de tempo, aponta Lobo: “Ao fazer isso você aumenta seu risco e acaba tento prejuízo maior. É comum encontrar pessoas que falam mal da bolsa de valores, que perderam muito dinheiro, justamente por não se contentar com o longo prazo”. Ouça a entrevista!

[soundcloud url="https://api.soundcloud.com/tracks/349267169" params="color=#ff5500&auto_play=false&hide_related=false&show_comments=true&show_user=true&show_reposts=false&show_teaser=true&visual=true" width="100%" height="300" iframe="true" /]