Executivo chinês critica controle estatal da mídia
O portal “Comunique-se” reproduz notícia da Reuters sobre a crítica feita por um executivo chinês, presidente do segundo maior portal de internet da China, ao controle exercido pelo governo sobre a mídia: “O executivo Charles Zhang, presidente da Sohu, segundo maior portal de internet da China, criticou o controle exercido pelo governo do país sobre a mídia. Em um fórum realizado nesta quarta-feira (03/02) em Pequim, Zhang afirmou que o […] Leia mais
Publicado em 3 de fevereiro de 2010 às, 16h02.
Última atualização em 24 de fevereiro de 2017 às, 12h22.
O portal “Comunique-se” reproduz notícia da Reuters sobre a crítica feita por um executivo chinês, presidente do segundo maior portal de internet da China, ao controle exercido pelo governo sobre a mídia:
“O executivo Charles Zhang, presidente da Sohu, segundo maior portal de internet da China, criticou o controle exercido pelo governo do país sobre a mídia. Em um fórum realizado nesta quarta-feira (03/02) em Pequim, Zhang afirmou que o país não consegue “falar ao mundo” por causa da censura.
“Caso o Wall Street Journal ou o New York Times reportem alguma coisa, o mundo todo presta atenção e acredita (…). O direito da China de falar ao mundo está ausente porque o país não conta com organizações de mídia capazes de conquistar respeito”, disse.
Segundo Zhang, tentativas de se criar gigantes chineses no setor de mídia estão fadadas ao fracasso caso o governo não relaxe seus controles. “Os jornais e TVs chineses não enfrentam concorrência significativa e não têm personalidade independente… e por isso lhes falta autoridade e respeito”, afirmou.
Com informações da Reuters.”