Entrevista com Yoani Sánchez na Zero Hora
Da Zero Hora, por Leo Gerchmann: “Não uso armas, só palavras” Yoani Sánchez, Blogueira e filóloga cubana O telefonema durou 28 minutos. A linha caiu quatro vezes. A qualidade da ligação era baixa. Nada disso impediu que a blogueira e filóloga cubana Yoani Sánchez, 34 anos, contasse a Zero Hora um pouco da sua vida de resistência em uma Cuba refratária à liberdade de expressão. Pudera: a morena de longos […] Leia mais
Publicado em 14 de novembro de 2009 às, 18h11.
Última atualização em 24 de fevereiro de 2017 às, 13h25.
Da Zero Hora, por Leo Gerchmann:
“Não uso armas, só palavras”
Yoani Sánchez, Blogueira e filóloga cubana
O telefonema durou 28 minutos. A linha caiu quatro vezes. A qualidade da ligação era baixa. Nada disso impediu que a blogueira e filóloga cubana Yoani Sánchez, 34 anos, contasse a Zero Hora um pouco da sua vida de resistência em uma Cuba refratária à liberdade de expressão.
Pudera: a morena de longos cabelos negros, esguia em seus 1m64cm e 49 quilos, um ícone da resistência, acostumou-se a se expressar em meio às dificuldades, em seu blog Generación Y (www.desdecuba.com/generaciony). Nem mesmo de oposicionista ela gosta de ser chamada. Seu objetivo, conta, é ajudar a construir uma Cuba melhor.
– Oposição? Não. Só escrevo pelo bem de Cuba.
E o controle? Seu telefone está grampeado? Seu blog é controlado?
– Não tenho o que esconder. Não uso armas, só uso as palavras.
Para piorar as condições da entrevista mediada pelo seu marido, Reinaldo Escobar, Yoani está com problemas na coluna depois de ter sido agredida por desconhecidos. Foi ao médico no início da tarde de sexta-feira. Recorreu à acupuntura. Só o que não cogitou foi se calar ou mudar a postura reta.
Antes de ela falar, Escobar lamentou a tensão que vive sua mulher. Mas fez a ressalva:
– É claro que ela vai falar, é um prazer nos comunicarmos com o Brasil (onde Yoani está lançando o livro De Cuba, com carinho, pela editora Contexto).
E ela falou, no final da tarde de sexta-feira: Read more